Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Rússia terá a sua própria ‘Wikipédia alternativa’

Com o objetivo de dar acesso ao povo russo a uma fonte “detalhada e confiável” de informações, a Rússia irá criar a sua própria versão da enciclopédia colaborativa digital Wikipédia. O anúncio da iniciativa foi confirmado pela biblioteca presidencial na última sexta-feira [14/11]. “Análises desta fonte (a Wikipédia regular) mostram que ela não é capaz de prover informações sobre regiões e a vida no país de forma detalhada ou satisfatória”, afirmou a biblioteca presidencial à agência Reuters. “A criação de uma Wikipédia alternativa já começou.”

De acordo com o órgão, mais de 50 mil livros e documentos em 27 livrarias da Rússia já foram entregues para o processo de digitalização para a criação da enciclopédia on-line do país.

A iniciativa trata-se do mais recente esforço do governo russo estender o seu controle sobre a internet da região. O presidente Vladimir Putin classificou a internet como “um projeto especial da CIA”, e, de acordo com ele, é necessário proteger o seu reino on-line das ameaças ocidentais.

Desde agosto, blogueiros russos com mais de 3 mil seguidores devem ser registrados com a agência reguladora de mídia de massa, uma regra também aplicada aos grandes veículos de comunicação no país.

Além disso, desde fevereiro as autoridades russas podem bloquear o acesso a sites sem a necessidade de uma ordem judicial. Assim, páginas de dois notórios críticos ao Kremlin foram algumas das primeiras a serem barradas.