Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

ECA-USP discute crítica da mídia

O MidiAto (Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas), ligado à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, promove, no dia 2 de dezembro, o segundo encontro do II Simpósio Linguagem e Práticas Midiáticas: “Por uma crítica do visível”.

No evento, 24 pesquisadores apresentam trabalhos que abordam diferentes perspectivas da tradição crítica, com foco no debate sobre a imagem. O objetivo do encontro é teorizar sobre o discurso das mídias – e não apenas analisá-lo ou descrevê-lo – em busca do que, num primeiro momento, o grupo concebe como uma definição de crítica midiática. A partir de conceitos como imaginário, imagem mental e representações sociais, busca-se contribuir para uma crítica mais complexa das imagens midiáticas.

O evento acontece no Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP, no auditório Freitas Nobre, das 14h às 18h30. Os resumos dos artigos, que envolvem de vídeos sobre rolezinhos e reality shows a pinturas de J. M. W. Turner, estão disponíveis no site www.usp.br/midiato. Não é preciso inscrever-se antecipadamente. O evento será transmitido pelo IPTV-USP e poderá ser assistido online em: http://iptv.usp.br.

II Simpósio Linguagem e Práticas Midiáticas

Data: 02/12/2014 Local: Auditório Freitas Nobre, Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP (CJE/ECA-USP) Organização: MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas Apoio: Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA), Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) e Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP (CJE-ECA/USP).

Mais informações: www.usp.br/midiato