Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Interfaces contemporâneas

Organizada pelos professores e pesquisadores Kátia Lerner, do Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), Katia Lerner e Igor Sacramento, da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), será lançada no dia 10 de dezembro, quarta-feira, a coletânea “Saúde e Jornalismo: interfaces contemporâneas”, da Editora Fiocruz.

Trata-se de um desdobramento dos trabalhos do Observatório Saúde na Mídia, do Laboratório de Comunicação e Saúde – Laces/Icict, e conta com artigos de vários de seus integrantes e pesquisadores dos campos da Comunicação e da Saúde Coletiva, como Paulo Vaz, Valdir Castro, Wilson Couto Borges, Marco Roxo, Kleber Mendonça, Carla Baiense, Luisa Massarani, Izamara Bastos Machado, Eliana Marcolino, Camila Cruz, Janine Cardoso e Marcelo Robalinho.

Os capítulos estão dispostos em duas seções. Na primeira, “Perspectivas Teórico-Metodológicas”, figuram os textos que contam com reflexões acerca de um determinado conjunto de teorias e procedimentos analíticos acionados para o estudo da mediação jornalística no contexto da cobertura de temas da saúde. A segunda parte, “A saúde como objeto midiático”, contempla análises específicas sobre os modos como o campo jornalístico, em suas mais diferentes materialidades discursivas, produz sentidos e representações sobre a saúde e a doença no contexto contemporâneo, abordando um diversificado panorama de questões sobre as implicações das narrativas jornalísticas na construção do cuidado com a saúde, na preocupação com epidemias e com os riscos de adoecer e sofrer, na obsessão pelo bem estar e pela boa forma e nas percepções sobre o SUS e os serviços públicos de saúde.

O lançamento, simultâneo com outros livros da Editora Fiocruz, será às 18h30, na Livraria Blooks, que fica no Espaço Itaú de Cinema, na Praia de Botafogo, 316, Botafogo.

Serviço

Lançamento: Saúde e Jornalismo: interfaces contemporâneas

Autores/Editora: Kátia Lerner e Igor Sacramento – Editora Fiocruz

Data/Horário: 10/12/2014, 4ª feira, 18h30

Local: Livraria Blooks, Praia de Botafogo, 316 (Espaço Itaú de Cinema)