Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Editor da Bloomberg será substituído por titular da ‘Economist’

Matthew Winkler, editor-chefe e fundador da Bloomberg News, vai deixar suas funções como chefe do serviço noticioso e será substituído pelo editor-chefe da revista britânica Economist, John Micklethwait, informou a Bloomberg em um comunicado divulgado nesta terça-feira. Micklethwait vai assumir no início de 2015, acrescentou o comunicado.

De acordo com a nota, Winkler assumirá o cargo de editor emérito e vai trabalhar diretamente com o fundador da empresa, Michael Bloomberg, que, assim, reassume em tempo integral a companhia de serviços de informações financeiras e agência de notícias no ano que vem. Bloomberg havia deixado o cargo na companhia durante o período em que foi prefeito de Nova York, durante três mandatos seguidos, até 2013.

Winkler, por sua vez, entrou na Bloomberg em 1990, como supervisor de seu programa de expansão de uma startup de agência noticiosa para uma organização global de mídia. Com 2.400 repórteres e editores em mais de 150 escritórios em todo o mundo, a Bloomberg concorre com outras agências, como a Thomson Reuters e a Dow Jones Newswires, da News Corp., no fornecimento de informações e notícias financeiras.

Winkler “conquistou mais do que nós pensávamos ser possível lá atrás”, escreveu Michael Bloomberg no comunicado.

O anúncio representa uma grande mudança para a Bloomberg, que vem passando por uma transição desde a volta de seu fundador. Em setembro, Micheal Bloomberg informou que iria reassumir o controle da companhia e que Daniel Doctoroff, que gerenciava a empresa em seu lugar, iria deixar o grupo no fim do ano.

“Olhando para o futuro”

Durante a comemoração do 85º aniversário da Bloomberg BusinessWeek, a revista de notícas da organização, Bloomberg mostrou um engajamento profundo com o lado noticioso da companhia. Ele falou em detalhes com os convidados sobre a revista durante o evento.

Kevin Sheekey, executivo sênior da Bloomberg, disse ao New York Times, em uma entrevista por e-mail, que essas iniciativas estão olhando para o futuro e buscam posicionar a companhia num caminho de prosperidade nos próximos anos. “A visão de Mike (Bloomberg) sempre foi a de fazer mudanças no negócio quando se está crescendo e os negócios vão bem”, escreveu Sheekey. “Preferimos nos preparar para o futuro do que reagir a ele.”

Micklethwait está na Economist desde 1987. “Não há ninguém mais qualificado para levar adiante o legado de Matt do que John Micklethwait”, acrescentou o comunicado de Bloomberg.

Micklethwait também divulgou uma nota, na qual afirma ter sido um grande privilégio trabalhar na Economist, onde ocupou o cargo de editor desde 2006. “Estou extremamente confiante de que a Economist continuará a prosperar como uma voz liberal independente que ecoa em todo o mundo” (do New York Times, com agências internacionais).