Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1280

Pulitzer permite inscrição de revistas online e impressas

A organização do Pulitzer, um dos mais prestigiados prêmios do jornalismo americano, anunciou que revistas impressas e online passarão a concorrer nas categorias Reportagem Investigativa e Reportagem Especial. De acordo com Danielle Allen, presidente do conselho do Pulitzer, que é concedido pela Universidade Colúmbia, em Nova York, “as decisões estão sendo adotadas com o espírito de experimentação, enraizado no compromisso duradouro dos valores do jornalismo”.

“Nós escolhemos focar nossa evolução na categoria de Reportagem Investigativa por causa da sua relevância para a vida pública e em Reportagem Especial devido a sua ênfase no mérito da literatura”, afirmou Danielle.

O prêmio também alterou as regras para reportagens colaborativas. Agora, veículos de notícias podem indicar organizações parceiras mesmo que não sejam elegíveis para receber o Pulitzer. Segundo a presidente do conselho, o Pulitzer aprova as parcerias entre organizações de mídia e o uso de novas plataformas e ferramentas digitais que vêm fortalecendo o jornalismo. O foco da premiação, no entanto, continua a ser o texto. Sites operados por organizações televisivas ou radiofônicas, por exemplo, não podem ser inscritos.