Thursday, 18 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1283

Como catapora

Silvio de Abreu é autor de uma das melhores definições sobre como medir o impacto de uma novela sem se fiar exclusivamente nos números de audiência. “Novela deve ser como catapora, precisa pegar.”

O comentário é citado no livro “Crimes no Horário Nobre” (ed. Giostri, R$ 60, 372 págs.), de Raphael Scire, que revisita a carreira do autor. Abreu estava se referindo a “Rainha da Sucata” (1990), a primeira novela que escreveu para o horário nobre. “A audiência era boa, o público parecia se divertir, mas ninguém comentava”, lamenta.

Drama parecido tem afetado, nos dias de hoje, a maioria das novelas da Globo. A última que pegou como catapora foi “Avenida Brasil”, de João Emanuel Carneiro, exibida entre março e outubro de 2012.

De lá para cá, novelas conseguiram produzir, no máximo, alguns resfriados no público –caso, por exemplo, de “Amor à Vida”, de Walcyr Carrasco, que causou um pingo de comoção ao exibir um beijo entre dois homens na reta final.

“Império”, de Aguinaldo Silva, talvez seja a melhor novela destes últimos dois anos, mas enfrenta essa mesma dificuldade de “pegar”.

A trama estreou com a responsabilidade de resgatar a audiência do principal horário da emissora, derrubada por “Em Família”, de Manoel Carlos. O objetivo está sendo cumprido, mas a novela, já com 130 capítulos, não decola.

Público vacinado

A principal polêmica provocada por “Império”, até agora, não diz respeito a nenhum aspecto da trama, mas a um acidente de percurso. Por problemas de saúde, a atriz Drica Moraes, que vivia uma das protagonistas da história, foi obrigada a deixar a novela no meio.

Em vez de matar a personagem, o autor teve a excelente ideia de convocar Marjorie Estiano para substituir Drica. A atriz havia vivido a mesma personagem nos três capítulos iniciais da história, num prólogo, ambientado no passado, 20 anos antes.

Como Marjorie é 13 anos mais nova do que Drica, a substituição provocou algum espanto. Gente acostumada com todo tipo de delírio em novela reclamou que teria dificuldade em “acreditar” no rejuvenescimento da vilã Cora. Fala sério!

O problema de “Império” é outro. A novela começou com muitas promessas, mas poucas se concretizaram. Claudio (José Mayer), cerimonialista famoso, que mantinha uma vida dupla secreta (casado, com filhos, mas gay), desistiu das aventuras amorosas clandestinas e agora é um dedicado marido.

A própria Cora, vivida por Drica e Marjorie, oscila entre ser uma vilã maldosa e uma bruxa de histórias em quadrinhos, cheirando cuecas e soltando gases pela casa, enquanto sonha em perder a virgindade.

Há uma boa história em “Império”, a saga do protagonista, o comendador José Alfredo (Alexandre Nero), um homem de origem humilde que enriqueceu no garimpo de pedras preciosas e se tornou uma figura rica e poderosa, mas deixou vários esqueletos no armário.

Também é muito bom o personagem Téo Pereira (Paulo Betti), que o autor usa para discutir jornalismo e invasão de privacidade (tratei do tema na coluna “Jornalismo de fofoca”, em 14/09/2014)

Mas estas histórias não estão sendo suficientes para transformar “Império” na catapora que Globo e Aguinaldo Silva tanto querem. Cada vez mais informado e com mais opções à disposição, o público tem se mostrado vacinado contra soluções fáceis, óbvias ou preguiçosas.

******

Mauricio Stycer, da Folha de S.Paulo