Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1280

Jornalista é morto a tiros em Ubatuba

O jornalista Marcos Leopoldo Guerra, de 51 anos, foi assassinado com três tiros na madrugada desta quarta-feira [24/12], dentro de sua casa, em um bairro de classe alta em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Ele mantinha o blog “Ubatuba Cobra”, apresentado como um espaço para “incentivar o conceito e a prática da cidadania”, onde Guerra fazia acusações e denúncias, principalmente, contra políticos da cidade. A polícia ainda não tem pistas sobre os criminosos, mas investiga se o assassinato tenha relação à sua atividade como blogueiro.

– Ele era um jornalista bastante conhecido na cidade. Uma das linhas de investigação é saber se o crime ocorreu em razão do seu blog, que ele mantinha há vários anos e fazia diversas denúncias, que iam desde política até loteamentos de terras. Instauramos um inquérito e o pai já prestou depoimento. Ele disse que ele recebeu ameaças há alguns anos, mas nunca chegou a registrar ocorrência sobre isso – afirma o delegado titular de Ubatuba, Fausto Cardoso.

A casa do jornalista, no bairro próximo ao centro da cidade, não tinha muro nem portão. Ele estava na cozinha, que fica de frente para o gramado, janela aberta, quando os criminosos atiraram quatro vezes em sua direção. Os disparos atingiram o jornalista no rosto e no tórax. Ele morreu no local. O pai tomava banho no momento do crime. Uma empregada também estava na residência e ouviu os tiros.

– Testemunhas disseram que viram uma moto, com duas pessoas saindo do local após os disparos. Nada foi roubado nem houve tentativa de entrar na casa. Uma equipe de investigadores está nas imediações para tentar encontrar alguma casa com câmeras de segurança, que possam ter gravado imagens dos criminosos – conta o delegado.

Marcos Leopoldo Guerra era solteiro. Sua página em uma rede social tem 3.101 amigos. Ali ele também compartilhava os links das publicações em seu blog. Na página de apresentação do blog, ele cita que “Desde 2005 Ubatuba vive a pior crise ética, moral e financeira patrocinada pelos que pensam ter poder. O Ubatuba Cobra nasceu dessa triste realidade”.

Uma das últimas publicações do blog, em 9 de dezembro, fazia referência uma solicitação de verba no valor de R$ 500 mil para pavimentação de vias públicas de Ubatuba, feita por um vereador a um deputado estadual que não foi reeleito nas eleições de outubro. Ele comentou: “Para qualquer pessoa minimamente informada, que o deputado não foi reeleito, sendo assim o requerimento de nº 100/14, da Câmara de Ubatuba, é totalmente inútil, servindo tão somente para tornar pública a ignorância de seus subscritores”. No fim, ele zombou ao escrever que o requerimento poderia ser entregue “a Papai Noel, ao Coelhinho da Páscoa ou a Porta da Esperança (extinto programa de TV onde os participantes faziam pedidos)”.

******

Jaqueline Falcão, do Globo