Thursday, 18 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1283

Economista é primeira mulher a comandar semanário britânico

Pela primeira vez em 172 anos de história, o semanário britânico The Economist terá uma mulher no comando. A economista Zanny Minton Beddoes foi escolhida como a nova editora-chefe da publicação – a 17a pessoa a ocupar o posto.

Zanny substituirá o jornalista John Micklethwait, que editou o Economist nos últimos nove anos, e tem pela frente a missão de superar um grande feito: Micklethwait é creditado como o responsável por elevar a circulação semanal da revista de 1,1 milhão para 1,6 milhão de exemplares. Ele deixará o cargo para se juntar à equipe da agência internacional Bloomberg News.

De acordo com o jornal The Telegraph, havia rumores de que Zanny concorria ao posto com dois outros nomes da equipe: Tom Standage, responsável pela editoria digital, e Ed Carr, da editoria internacional.

Atualmente, Zanny é editora de assuntos comerciais no Economist, supervisionando as editorias de negócios, finanças, economia, ciência e tecnologia. Previamente, ela foi editora de economia do semanário, função que começou a exercer em 1994 após atuar por dois anos como economista no Fundo Monetário Internacional.

Rupert Pennant-Rea, ex-editor da revista e atual presidente do Economist Group, disse que Zanny será uma verdadeira defensora dos valores do Economist. Ele descreveu a nova editora-chefe como “uma líder dotada de vasta experiência jornalística”.

Em comunicado, Zanny declarou-se contente por assumir o cargo e disse que o Economist é “uma das grandes instituições do jornalismo, com uma equipe extremamente talentosa”.