Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Britânico que revolucionou a blogosfera anuncia aposentadoria

O veterano blogueiro Andrew Sullivan, que ajudou a moldar a função na última década, anunciou sua aposentadoria da blogosfera. Em comunicado afirmando que irá parar de produzir conteúdo para o The Dish, site independente administrado por ele nos últimos dois anos, Sullivan disse que pretende voltar “ao mundo real”.

Desde janeiro de 2013, quando se desligou do Daily Beast, Sullivan escreve no The Dish, que é sustentado pelos leitores. O blogueiro, que produzia a maior parte do conteúdo do site, argumentou cansaço como um dos motivos para deixar de blogar. “Apesar de ter sido uma das experiências mais gratificantes da minha carreira, estou ‘blogando’ diariamente há mais de 15 anos. Isso é muito tempo em um só trabalho”, escreveu.

Não foi anunciado se o The Dish irá acabar e qual será o futuro do resto da equipe. Porém, é difícil imaginar que o site continue sem Sullivan, principal motivo da fidelidade de seus 30 mil assinantes.

Blogueiro inovador

O britânico radicado nos EUA ficou conhecido na internet por ter revolucionado a função de blogueiro. Ele foi um dos primeiros a colocar links para conteúdo de outros sites. Sullivan também não tinha vergonha em admitir quando havia errado sobre algum tema, diferentemente da maioria dos blogueiros. Anos depois de apoiar a invasão do Iraque, por exemplo, ele fez um mea culpa sobre a sua posição.

Apesar da questão financeira não ter sido apresentada como um motivo para o encerramento da carreira de blogueiro de Sullivan, manter um blog tem se tornado algo cada vez mais complicado. Atualmente, os usuários vão às redes sociais em busca de conteúdo. Com isso, o dinheiro da publicidade tem se concentrado mais em páginas como Facebook e Twitter do que nos blogs.