Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1280

Últimas vagas disponíveis

Continuam abertas as inscrições online para o Curso de Pós-Graduação em Jornalismo Literário epl, o único do país, turma de 2015, quando completará onze anos consecutivos de realização, sob a direção pedagógica do escritor, jornalista e professor Edvaldo Pereira Lima. É o mesmo curso lançado em 2005 pela ABJL – Academia Brasileira de Jornalismo Literário -, entidade que marcou época nesse segmento específico da educação jornalística e que foi extinta em 2013. Pereira Lima foi um dos cofundadores da ONG, cujo legado acadêmico segue sob sua liderança. As inscrições para a turma de São Paulo são feitas através do site www.edvaldopereiralima.com.br

Este ano, o Curso conta também com uma fanpage no Facebook (https://www.facebook.com/EPL.JL) e um canal de vídeos no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCkCVvEb82It-Z08qf6JsZRg) onde são postados periodicamente conteúdos importantes sobre o jornalismo literário, incluindo comentários sobre a produção na imprensa e em livro de profissionais como Gay Talese, Caco Barcellos, Eliane Brum, Christian Carvalho Cruz e Andrea Ascenção, pós-graduada da turma 2013/14 que ganhou o ano passado um prêmio nacional desta modalidade jornalística.

Origem e renovação

O Curso é um desdobramento indireto do trabalho acadêmico pioneiro de Edvaldo Pereira Lima na Universidade de São Paulo, onde durante seus anos de atividade como docente e pesquisador dedicou-se essencialmente ao jornalismo literário, produzindo estudos sobre o tema, desenvolvendo disciplinas de pós-graduação especializadas, orientando Dissertações e Teses, estimulando a formação de profissionais de alto nível nesse campo. É de sua autoria a obra mais completa sobre jornalismo literário no Brasil, na sua quarta edição atualizada e ampliada: Páginas Ampliadas: O Livro-Reportagem Como Extensão do Jornalismo e da Literatura(editora Manole). Também são de sua autoria Jornalismo Literário Para Iniciantes(Edusp, 2014) e a biografia-perfil em estilo de jornalismo literário Maestro de Voo – Pedro Janot e Azul – Uma Vida em Desafios(Manole, 2014), além de outros títulos.

O curso resgata a tradição do jornalismo literário em diversas partes do mundo, assim como faz o mapeamento de seus conceitos, procedimentos e técnicas, de um lado. De outro, introduz avanços proativos que incluem o método de estruturação de narrativas Jornada do Herói, o método de redação espontânea “Escrita Total”, conceitos oriundos da psicologia humanista aplicados à ação do escritor da realidade e princípios transdisciplinares integrados procedentes de distintos campos de conhecimento. O Curso de Pós-Graduação é da categoria lato sensu (Especialização), com 370 horas de carga horária, totalmente presencial, com aulas quinzenais.

Na página dedicada ao curso, na internet, o interessado pode também ler depoimentos de alunos e ex-alunos, assim como notícias de suas iniciativas profissionais em diversas partes do Brasil, produzindo textos de jornalismo literário. São destaques recentes dois prêmios nacionais conquistados respectivamente por Andréa Ascenção e Samantha Silva, além de livros-reportagem, matérias publicadas na mídia e projetos culturais especiais desenvolvidos individual ou coletivamente.

Podem se inscrever no curso tanto jornalistas quanto profissionais graduados em todas as demais áreas de conhecimento.

Para mais informações, clique aqui.