Por semanas, um clima de especulação rondou a mídia dos EUA especializada em esportes: sabia-se que, em breve, um jogador de basquete de um grande time assumiria publicamente que é gay, mas não se tinha ideia da identidade do atleta – descobriu-se, posteriormente, tratar-se do pivô Jason Collins, do Washington Wizards. Collins é o primeiro jogador da NBA em atividade a assumir sua homossexualidade.
Há cerca de três semanas, o agente de Collins ligou para Franz Lidz, repórter da revista Sports Illustrated, e lhe ofereceu a história exclusiva de um grande atleta que “sairia do armário”. O nome do jogador não foi revelado. O agente disse ao repórter para encontrá-lo em uma casa de Los Angeles, onde os detalhes seriam revelados. “[Franz] sentiu que tinha ali uma história para contar, e a Sports Illustrated é conhecida por contar histórias”, diz Chris Stone, editor da revista.
Medo de desistência
Stone conta que o repórter foi cuidadoso em não fazer muitas perguntas sobre o jogador antes da entrevista. “Nós só deduzimos que ele não iria para os playoffs e que morava em Los Angeles. Honestamente, não perguntamos mais nada porque existia a possibilidade real dele mudar de ideia”, lembra o editor. Jon Wertheim, editor-executivo da revista, afirmou que, ao chegar para a entrevista, Collins fez um pedido: que a história fosse contada “com suas palavras” e “em primeira pessoa”.
Os editores sabiam que teriam que divulgar a notícia rapidamente e queriam alcançar a maior audiência possível. Collins pediu apenas que a publicação não coincidisse com o primeiro jogo do Boston Celtics na cidade após o atentado na Maratona de Boston. Os editores decidiram então divulgá-la pela internet dois dias após a partida, e optaram por fazê-lo às 11 horas da manhã, porque não seria muito cedo para Collins receber telefonemas. O fim da manhã também é um dos horários de maior tráfego no site. Esta foi a quarta vez, desde 2008, que a Sports Illustrated preferiu divulgar a história na internet antes da versão impressa. Nas duas primeiras horas após a divulgação online, o site da revista recebeu 5 milhões de visitas, o dobro do usual.