Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Acordo aumenta reciclagem no Reino Unido

Metade de todas as revistas vendidas no Reino Unido deverá ser reciclada até 2007, de acordo com novas metas definidas pelas editoras na semana passada. Um acordo voluntário entre o governo e a Periodical Publishers Association (PPA) – organização criada com o objetivo de promover e proteger a indústria de revistas do Reino Unido, que representa 90% de todas as editoras de revistas do país – pretende aumentar a meta de reciclagem em 70% até 2013, como noticia Julia Day [The Guardian, 17/11/05].

‘Estamos determinados que os produtores devam ser responsáveis por seus produtos quando eles se tornam lixo. O acordo vai ter uma importante contribuição em ajudar o Reino Unido a atingir as metas nacionais de reciclagem’, afirmou o ministro do Meio Ambiente, Ben Bradshaw.

As revistas mais vendidas, como Heat, Country Living e FHM, também vão estar incluídas no novo acordo, além de títulos especializados como New Scientist, The Economist e New Statesman. A PPA estima que atualmente 40% de todas as revistas são enviadas para reciclagem – cerca de 270 mil toneladas. A meta do novo acordo estipula que este número aumente em 50% até o fim de 2007, 60% até o fim de 2010, e 70% até o fim de 2013.

Além de aumentar a reciclagem de revistas, a PPA concordou em usar materiais reciclados no empacotamento delas, em ajudar a aumentar a conscientização entre leitores sobre assuntos de reciclagem e em explorar maneiras de aumentar o uso de material reciclado nas próprias revistas.