Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Estudo elege veículos mais influentes da mídia

Comunique-se, 06/05

Izabela Vasconcelos

Folha, CBN, G1, Exame e JN são eleitos os mais influentes da mídia. Você concorda?

O estudo Impacto das Mídias, realizado pelo Instituto Máquina de Pesquisa, da Máquina PR, revelou os veículos, jornalistas e blogs mais influentes na opinião dos executivos brasileiros. O levantamento ouviu 262 porta-vozes, de 94 empresas de atuações diversas, que juntas são responsáveis por um faturamento aproximado de R$ 497,98 bilhões, e mostrou que Folha de S.Paulo, CBN, G1, Exame e Jornal Nacional são os mais influentes na opinião dos executivos. Entre colunistas e blogs, se destacam Mônica Bergamo, Miriam Leitão e Ricardo Noblat.

Na visão dos executivos, a mídia impressa continua sendo a mais confiável, com 53,8% das indicações. Para eles, o que mais importa não são denúncias ou repercussão que o meio causa, mas o fato de tratar os assuntos com profundidade.

Apesar dos entrevistados revelarem que acompanham diariamente o noticiário por agências de notícias e blogs, esses meios não são considerados os mais confiáveis para os executivos, mas jornais, revistas, TV e rádio aparecem na frente. No entanto, os veículos online ganham mais credibilidade ano após ano. ‘Fizemos a mesma pesquisa em 2008 e o que chama a atenção é que a média desses veículos online subiu, quer dizer que os executivos estão reconhecendo paulatinamente a credibilidade desse meio’, explica o jornalista Marcelo Diego, responsável pelo estudo.