Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Jogador de futebol britânico processa tablóides

O jogador de futebol britânico Ashley Cole abriu processo por difamação contra os tablóides News of the World e The Sun pela publicação de matérias que afirmavam a existência de jogadores bissexuais entre os principais do país. Curiosamente, os jornais não citaram o nome de nenhum jogador – muito menos o de Cole. O esportista, que joga pelo Arsenal e pela seleção britânica, abriu ação acusando as publicações de perturbação, difamação e quebra de privacidade, o que significa que ele não aceita a veracidade das alegações, mas considera que sua privacidade foi invadida por elas.

A primeira matéria do News of the World sobre o assunto foi publicada em 12/2. Nela, o tablóide dizia que dois jogadores de primeira linha do futebol britânico haviam sido flagrados em foto durante uma ‘orgia homossexual’ com uma figura conhecida da indústria musical. ‘Duas estrelas bissexuais fizeram telefonemas indecentes – usando o celular como brinquedo sexual gay’, afirmava o texto.

Na semana seguinte, o jornal continuou com a história, publicando a tal foto – onde apareciam dois homens com os rostos apagados, o que impedia que fossem reconhecidos. O Sun publicou as mesmas informações, e novamente nenhum nome foi citado.

Segundo o advogado de Cole, o jogador decidiu abrir o processo não exatamente pelo artigo original, mas por seu efeito posterior. Após a publicação da foto, sítios de internet e blogs começaram a especular se não seria ele um dos personagens da alegada orgia.

Segundo informações do Times [por Frances Gibb, 3/3/06], casos de difamação abertos contra jornais no Reino Unido cresceram consideravelmente nos últimos cinco anos. Em 2005, os jornais foram responsáveis por 56% de todos os casos por difamação – em 2000, este número era de 39%.