Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

O Estado de S. Paulo

INTERNET

Carlos Mendes

Juiz retira da web vídeo contra o filho de Jader

‘O juiz da 10.ª Vara Cível de Ananindeua, no Pará, Antonio Jairo de Oliveira Cordeiro, determinou na última quinta-feira que a Google do Brasil retire do YouTube, no prazo máximo de dez dias, dois vídeos em que o prefeito do município, Helder Barbalho (PMDB), aparece reunido com umbandistas, durante a campanha eleitoral passada.

Nos vídeos, editados por adversários políticos, Barbalho é chamado de ‘macumbeiro’, sugerindo que ele e seu pai, o deputado federal Jader Barbalho, teriam feito ‘pacto com o demônio’ para ganhar as eleições. O prefeito também pede o pagamento de indenização por danos morais, mas isso terá de ser feito em outro processo.

Em 2008, época em que os vídeos apareceram no YouTube, Barbalho era candidato à reeleição e vinha cumprindo extensa agenda de campanha. Em um desses compromissos, ele compareceu a evento organizado por uma comunidade afrorreligiosa ligada à Umbanda. Pais e mães de santo manifestam simpatia pelo candidato.

Preconceito. Segundo Cordeiro, sua decisão ‘não configura censura ou controle editorial prévio sobre o conteúdo do sítio’, mas somente ‘restringe o acesso’ aos vídeos apontados.

Para o juiz, o preconceito religioso que emana dos vídeos sem áudio apresenta legendas que evidenciam a ‘intolerância contra a prática de outros credos ou cultos religiosos’.

Barbalho disse ao Estado ter sido agredido em sua imagem de homem público por pessoas movidas por ‘comportamento medieval’ e incapazes de aceitar, numa sociedade civilizada, o ‘pluralismo religioso’. Na avaliação do prefeito, a tentativa de jogá-lo contra outras religiões não só não deu certo como ainda revelou o perfil ‘discriminador e intolerante’ dos adversários.

Sobre o valor da indenização que pretende obter da empresa, Barbalho adiantou que prefere deixar a critério do juiz. ‘Estou feliz com a decisão da Justiça, porque isso demonstra que pessoas lesadas em sua honra e imagem podem obter reparação’, resumiu.

A diretoria de comunicação da Google Brasil foi procurada, mas até o fechamento da edição não respondeu ao contato do Estado para comentar a decisão da Justiça em favor de Helder Barbalho. Até a noite de ontem, os vídeos continuavam no ar.’

 

EUA

Estreia de Sarah Palin na TV é criticada

‘Começou mal a carreira de Sarah Palin na TV americana. Meses após fechar contrato com a Fox News, a ex-candidata a vice-presidente e ex-governadora do Alasca estreou um programa na emissora na noite de quinta-feira. A estreia da republicana foi criticada pela imprensa.

‘Ela estava claramente lendo de um teleprompter, mas parecia mais confortável do que na campanha’, escreveu o New York Times.’

 

TELEVISÃO

Keila Jimenez

Record quer vida longa à Fazenda

‘Mesmo com uma segunda edição com bem menos repercussão e audiência do que a primeira, A Fazenda deve ter vida longa na Record. Pelo menos é isso que prevê o diretor de Programação da emissora, Marcelo Caetano. Para ele, assim como o Big Brother Brasil (Globo), haverá boas edições e outras mais fracas do reality da Record, o que não impede do formato seguir adiante. ‘Depende de muita coisa, da escalação, da química dos participantes, da época do ano que vai ao ar, da concorrência…’, fala Caetano. ‘Mas a nossa intenção é ainda fazer muitas Fazendas, o programa mostra que tem fôlego e pode render bastante.’ A próxima edição de A Fazenda deve estrear em setembro.

ROCKGAME. Dezesseis músicos e 16 pessoas da plateia se enfrentam segunda-feira em um game de futebol na MTV. O participante da plateia que vencer vai para a Copa da África. Já o músico vencedor vira comentarista do Rockgol, da MTV, durante o mundial.

0,3 ponto foi uma das médias de audiência do Primeiro Jornal, da Band, na semana passada.

‘Sorte que não está um calorão, se não os ovos de Páscoa iam derreter’, César Tralli no SPTV 2ª edição de anteontem, sobre o trânsito na véspera do feriado

Reynaldo Gianecchini e Cristine Fernandes estão entre os famosos que participam da campanha O Câncer no Alvo da Moda.

Mal saíram do confinamento e já tem assessoria rifando a participação de ex-BBBs em festas e eventos. O cachê por aparição chega à casa dos R$ 5 mil.

Enquanto os eventos não vêm, os BBBs invadem os programas da Globo. Amanhã, Anamara, Dicesar, Cadu e Dourado vão ao Planeta Xuxa.

A RedeTV! estreia hoje sua nova temporada de lutas do UFC, agora, investindo mais nos combates de lutadores brasileiros. Na luta de hoje o brasileiro Wanderlei Silva enfrenta o inglês Michael Bisping, no octógono.

Sandrinha, personagem de Aparecida Petrowsky em Viver a Vida, pode ter um fim trágico na novela. Um dos destinos reservado a ela seria morrer, em um tiroteio, ao lado de seu namorado, Benê (Marcelo Mello).

Celso Zucatelli deve ir à Copa do Mundo na África fazer reportagens para o Hoje em Dia, da Record.

Com a saída de Britto Jr. e Ana Hickmann, o matutino da Record quer agora fortalecer a imagem dos apresentadores de plantão, formar novamente um time que fique com a cara do programa. Gianne Albertoni, por exemplo, ganhará um quadro de moda.

José Luiz Datena, da Band, continua nos planos de Silvio Santos para um novo programa no SBT.

A Globo faz as contas: produziu em 2009 cerca de 11 mil horas de conteúdo audiovisual nacional.

Já tem superamigos brigando em novo seriado da Globo. Gente com fama de ser nada fácil.’

 

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo

Folha de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

Comunique-se

Carta Capital

Agência Carta Maior

Veja

Tiago Dória Weblog