Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Papa Francisco é a Personalidade do Ano

O papa Francisco é a Personalidade do Ano da revista Time. A competição pelo posto foi, no mínimo, eclética: entre os concorrentes estavam o ex-técnico da NSA Edward Snowden, a ativista dos direitos dos gays Edith Windsor e o presidente da Síria, Bashar al-Assad.

Francisco venceu a disputa, segundo a Time, por “levar o papado do palácio para as ruas”. Eleito o 266º líder da Igreja Católica há nove meses, o cardeal argentino Jorge Bergoglio está constantemente na mídia. Extremamente carismático e adepto de hábitos simples, o papa mudou radicalmente o tom do discurso da igreja e tem uma agenda reformista. Segundo Nancy Gibbs, editora-chefe da Time, ele reconhece “o risco de que uma igreja obcecada por seus próprios direitos e justiça possa ferir mais do que curar”.

“Raras vezes um novo personagem no cenário mundial conseguiu tanta atenção tão rápido – de jovens e velhos, de crentes e cépticos”, escreve ela, completando que Francisco se colocou “no centro dos debates centrais do nosso tempo: sobre riqueza e pobreza, imparcialidade e justiça, transparência, modernidade, globalização, o papel das mulheres, a natureza do casamento, as tentações do poder”.

O papa Francisco é o terceiro pontífice a ser nomeado Personalidade do Ano da Time: João XXIII esteve na capa da edição especial em 1962, e em 2004 foi a vez de João Paulo II.