Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Redes sociais bateram recorde de interações durante a partida

A vitória da Alemanha sobre o Brasil, com o surpreendente placar de 7 a 1, nas semi-finais da Copa do Mundo 2014, movimentou as redes sociais. A partida, na última terça-feira (8/7), foi a mais comentada de todo o evento no Facebook, com 200 milhões de interações (dentre publicações de posts, comentários e “curtidas”) entre 66 milhões de usuários. Destes, 16 milhões foram identificados como brasileiros e interagiram 52 milhões de vezes. Os dois jogadores mais citados foram o alemão Thomas Müller e o brasileiro David Luiz.

O Brasil também foi o responsável pelas segunda e terceira maiores interações durante as partidas da Copa. A segunda maior foi no jogo de abertura (Brasil x Croácia): 58 milhões de usuários participaram no Facebook. A terceira foi na partida do Brasil contra o Chile, com 31 milhões de participantes na rede.

***

Os cinco momentos mais comentados no Facebook durante a partida Brasil x Alemanha:

** Sami Khedira marca o quarto gol da Alemanha num intervalo de sete minutos (quinto gol da seleção alemã na partida, aos 29 minutos do primeiro tempo).

** Toni Kroos marca seu segundo gol da partida aos 26 minutos do primeiro tempo, dando à Alemanha uma vantagem de 4 a 0.

** Kroos marca o terceiro gol da Alemanha (e seu primeiro na partida) aos 24 minutos do primeiro tempo.

** Miroslav Klose marca o segundo gol da Alemanha aos 23 minutos do primeiro tempo (no momento a partida estava em 2 a 0) e quebra o recorde, antes pertencente ao brasileiro Ronaldo Nazário, de maior artilheiro de todas as Copas.

** André Schürrle marca seu segundo gol na partida, aos 34 minutos do segundo tempo, deixando a Alemanha com uma vantagem de 7 a 0 e garantindo mais um recorde: maior saldo de gols de um time numa mesma partida de semi-final de Copa do Mundo.

As faixas etárias que mais interagiram durante a partida Brasil x Alemanha foram:

** Homens de 18 a 24 anos

** Homens de 25 a 34 anos

** Mulheres de 18 a 24 anos

** Mulheres de 25 a 34 anos

** Homens de 13 a 17 anos

Os países que mais interagiram no Facebook durante a partida foram Brasil, Estados Unidos, México, Indonésia e Reino Unido.

Os cinco jogadores da seleção alemã mais mencionados na rede social foram Müller, Klose, Kroos, Mesut Özil e Khedira. Os cinco brasileiros em campo mais citados foram David Luiz, Marcelo, Hulk, o goleiro Júlio César e Fred.

De acordo com a Equipe de Dados do Facebook, o jogador Neymar – que não jogou contra a Alemanha devido a uma lesão – foi citado 10 vezes mais do que qualquer jogador atuante na partida de terça-feira; Thiago Silva – o capitão da seleção, que também não jogou devido a uma suspensão por cartão amarelo – foi o terceiro mais citado entre os jogadores brasileiros.

***

No Twitter, a movimentação em torno da partida mais marcante desta Copa do Mundo também foi intensa.

Houve 35,6 milhões de tuítes mencionando a partida Brasil x Alemanha, transformando-a na partida mais citada no Twitter de todos os tempos (entre todos os esportes), atingindo 580.166 tuítes por minuto (TPM).

Três momentos de grande movimentação no Twitter durante a partida Brasil x Alemanha:

** O gol marcado por Sami Khedira em favor da Alemanha aos 29 minutos do primeiro tempo, rendendo 580.166 TPM.

** O segundo gol marcado por Toni Kroos, aos 26 minutos do primeiro tempo, rendendo 508.601 TPM.

** O primeiro gol de Toni Kroos na partida (aos 24 minutos do primeiro tempo), abrindo uma vantagem de 3 a 0 para a Alemanha e rendendo 497.425 TPM.

Miroslav Klose foi o jogador da Alemanha mais citado no Twitter. Já na seleção brasileira, o campeão de citações foi o goleiro Júlio Cesar, sendo que a maioria destas menções foi de cunho negativo.