Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

The Times recebe prêmio de jornal do ano

O britânico The Times foi nomeado o jornal do ano na cerimônia anual de premiação What The Papers Say (o que os jornais dizem), na sexta-feira (16/12). A matéria do Daily Mirror que mostrou fotos da modelo Kate Moss cheirando cocaína ganhou o prêmio de furo do ano.

Os juízes elogiaram o Times por ‘se recuperar de um relançamento fraco para se tornar um jornal confiante e forte em diversos aspectos – jornalistas, colunistas, matérias e furos’. O jornal foi considerado dinâmico e ‘provou que tamanho não é o que importa – e sim boas histórias’. O Times lançou sua versão em formato tablóide em 2003, seguindo os passos do Independent. Em novembro de 2004, o jornal encerrou de vez a tradição de 220 anos de publicação em formato grande e passou a ser publicado seis dias por semana em tamanho compacto. Com a mudança de formato, o Times experimentou aumento significativo na circulação, e hoje vende 691.283 exemplares diários, comparados a 622.102 exemplares há dois anos.

O furo do Mirror foi premiado porque, segundo os juízes, conseguiu pautar a cobertura de tablóides e revistas nas semanas seguintes e porque Kate Moss, ‘bastante controversa no passado, não processou [o jornal] nem negou [a história]. Em vez disso, ela foi para a reabilitação’.

Foram premiados, em outras categorias, os jornais Daily Mail, Daily Telegraph, The Guardian e News of the World. A cerimônia homenageia contribuições de destaque para o jornalismo britânico ao longo do ano. Os vencedores são escolhidos por um grupo de produtores e jornalistas. Informações de Julia Day [The Guardian, 16/12/05] e Philippe Naughton [TimesOnline, 16/12/05].