Thursday, 18 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1283

UnB inaugura portal de notícias da comunidade científica


Secretaria de Comunicação da UnB, 05/05


Reitor destaca lançamento do portal UnBCiência


A Universidade de Brasília inaugura no dia 11 de maio um Portal de notícias da comunidade científica. Desenvolvido pela Secretaria de Comunicação, o UnBCiência ficará hospedado dentro do Portal da UnB e trará reportagens diárias sobre as pesquisas e atividades científicas da universidade.


Para o reitor José Geraldo de Sousa Junior, o UnBCiência é um espaço duplo: constitui um lugar de divulgação científica e também uma oportunidade de educação para o conhecimento, ‘no sentido de mapear, fazer a cartografia da atividade científica, primeiramente da Universidade, depois do Brasil e do mundo’.


O portal será lançado com um debate sobre a importância da divulgação científica para o desenvolvimento da ciência no país e como o jornalista pode ajudar nesse desafio. Entre os debatedores estão Glaucius Oliva, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mariluce Moura, diretora de redação da Revista Fapesp, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Paloma Olivetto, repórter de ciência do jornal Correio Braziliense, além do reitor e da decana de Pesquisa e Pós-Graduação, Denise Bomtempo.


José Geraldo enfatiza que há uma expectativa muito grande da comunidade científica em relação a um espaço digital para intercâmbio e incentivo, ‘para além das formas tradicionais de divulgação da ciência’. Por isso, lançar o portal será um caminho de duas mãos, onde ‘o esforço de organizar o diálogo será ao mesmo tempo um estímulo à troca de conhecimento’. ‘Nosso trabalho como pesquisadores é muito exigente quanto à necessidade de interpretar os processos sociais. Por um lado, a Universidade atravessa um momento de maturidade e possui um acervo de sabedoria expressivo no campo científico. Por outro lado, a ciência é a expressão da modernidade e o pressuposto básico do sistema é a informação como um bem público’, defende o reitor.


INTERATIVO – O UnBCiência trará reportagens produzidas pelos professores, pesquisadores e alunos dos programas de pós-graduação. Noticiará também as pesquisas desenvolvidas dentro dos projetos de iniciação científica, além de seminários de ciência que acontecem periodicamente nos campi e atividades externas com a participação de pesquisadores da UnB.


O UnBCiência trará também colunas com matérias sobre política científica, pesquisadores premiados, pesquisas que renderam livros, artigos produzidos pelos próprios cientistas e histórias sobre os desafios diários dos pesquisadores. O site oferecerá ainda ferramentas de interatividade, sistema de busca de pesquisas e de relacionamento com os jornalistas da Secretaria de Comunicação. As notícias serão apresentadas em seções, de acordo com a área do conhecimento. A idéia é garantir a navegação de maneira objetiva e rápida.


As notícias sobre a produção intelectual da UnB são hoje reproduzidas diariamente pelo Portal da Universidade, que dá cobertura jornalística também aos temas que envolvem o cotidiano das atividades acadêmicas e de servidores e estudantes. A criação de um canal própria ampliará e dará mais visibilidade a este espaço de divulgação. A UnB produz todos os anos aproximadamente 750 teses e dissertações. Sem falar nas pesquisas conduzidas pelos próprios professores nos mais de cem laboratórios espalhados pelo campus, nos grupos de pesquisa, e nos projetos de iniciação científica de alunos da graduação.


José Geraldo de Sousa identificou na divulgação científica um desafio para a instituição: ‘Acho que temos muito a contribuir na interpretação dos sistemas e na explicação dos processos para os cidadãos’. Ele ressaltou dois pontos importantes na expansão do progresso científico: ‘O primeiro é a disposição de divulgar e levar em conta que a aspiração de todo conhecimento é transformar-se em senso comum’.


O reitor lembrou que Jean-Jacques Rousseau, em 1750, em Dijon, surpreendeu os franceses com um discurso sobre as ciências e as artes, em que discorre sobre o valor da ciência para a felicidade humana. ‘Fazemos um convite aos pesquisadores para que atendam a essa vocação da ciência. Compartilhar as descobertas científicas ajuda o progresso.’


O segundo ponto destacado por José Geraldo foi a ciência como elemento destinado a melhorar a vida das pessoas. ‘A sociedade tem que se organizar e criar condições para atender as necessidades da população por uma vida digna e decente e os cientistas têm muito a contribuir com isso’, finalizou.