Quarta-feira, 20 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

OI OITO ANOS > OBSIMP@IG.COM.BR

Uma caixa postal bem divertida

Por Marinilda Carvalho em 04/05/2004 na edição 275

Aniversário é sempre um bom momento para balanço. Já vibramos, sofremos, rimos, choramos e pensamos em balanços anteriores da caixa postal do Observatório da Imprensa [ver remissão abaixo] e suas esdrúxulas mensagens. Neste aniversário de oito anos, contudo, a proposta é diferente. Que tal, em lugar do balanço, uma balançada no internauta-pidão? Esse personagem – principalmente, mas não só, estudante de Jornalismo – considera o Observatório da Imprensa um sítio de auto-ajuda. Ele é responsável, ao lado do pessoal do spam e dos alertas de vírus, pelo crescimento exponencial de e-mails inúteis em nossa caixa postal, com seus pedidos de socorro para trabalhos, monografias, matérias. Tudo discrepante, em total desarmonia com o foco do Observatório.

Mas, desta vez, nada de choro. O internauta-pidão deve ser visto, antes de tudo, como um gozador. Então, vamos rir com ele. (Que os leitores habituais não se sintam melindrados. Quem envia tais e-mails jamais freqüenta o OI, ou saberia que aqui se faz análise da mídia, do jornalismo e da formação do jornalista.)

Pois entre 18 de fevereiro e 4 de maio, ou seja, em 75 dias, recebemos 102 pedidos absurdos, dos quais 24 foram eliminados pela característica de lugar-comum. Tipo ‘Olá, gostaria do endereço para correspondência da Produtora Casablanca. Se possível me enviar por e-mail. Obrigada’; ou ‘Preciso com urgência contactar a assessoria de imprensa do ator Nicola Siri’; e ainda: ‘Minha filha está fazendo uma pesquisa sobre Luciano Carneiro e não encontro nenhum site com a biografia dele. Gostaria, se possível, que vocês me mandassem algum material, via e-mail, com urgência, para que possa fazer o trabalho. Não precisa ser muita coisa, pois ela tem 7 anos e a pesquisa é apenas para saber alguma coisa sobre ele. Sei que ele foi jornalista, mas não sei mais nada. Obrigada’

Não tem muita graça, certo? Então, vamos à diversão de verdade. Com os votos de que o internauta-pidão acuse a balançada.

Exemplos para rir

** Olá, estou fazendo uma pesquisa dos jornais O Globo, O Dia, Jornal do Brasil, Folha e Estadão. Preciso saber o valor de cada, quando surgiu, quais são seus pontos fortes e fracos, para executar um briefing de campanha – trabalho de faculdade, preciso com urgência, se puderem me ajudar eu agradeço.

** Tenho pesquisado pela internet e ainda não descobri quais são os candidatos à presidência dos Estados Unidos. Quais são os partidos e o que eles defendem? Também gostaria de saber o que cada um dos presidentes é. Exemplo: se eles são democratas ou republicanos… e o que cada um pretende fazer para melhorar a economia americana, que, ao meu ver, está quase falida… Obrigada pela atenção.

** Olá, estou fazendo um trabalho de pesquisa sobre os meios de comunicação envolvidos em certos eventos. Que tipo de influencia tiveram, se obtiveram resultados e que tipo de resultados. Os eventos são estes: Segunda Guerra do Golfo; Guerra do Afeganistão; Atentado ao WTC; Revolução Cubana; Golpe Militar; Diretas-já. Espero poder contar com vocês. Obrigada.

** Gostaria de publicar um livro de poesias. Como farei? Vai me acarretar ônus? Aguardo informações.

** Como nasceu o livro de Paulo Coelho Onze minutos?

** Olá! Bom dia! Vocês teriam o endereço do programa do Netinho na Rede Record, do Wagner Montes e do Gugu no SBT?

** Olá, estou fazendo uma pesquisa sobre o histórico da educação física e o histórico do handebol. Gostaria que vocês me enviassem esse material com uma certa urgência pois tenho que entregar essa pesquisa no dia 27/4/04). Conto com ajuda de vocês.

Exemplos para rolar de rir

** Se puderes ajudar-me mandando uma matéria referente à invenção da imprensa (nascimento, origem), pois a mesma não estou conseguindo encontrar!!! Desde já agradeço.

** Olá, gostaria de saber tudo sobre jornalismo, o que é, como começou? Será que vocês podem me indicar uma pagina que me resuma tudo isso? Desde já agradeço a atenção.

** Gostaria que me mandassem um modelo de release que tenham publicado no site. Sou estudante de Jornalismo, e preciso escrever um release sobre logística, setor onde trabalho. Como gosto muito do trabalho da equipe, queria uma indicação de vocês. Aguardo um retorno positivo.

** Pesquisei em alguns sites sobre a historia da TV no Brasil e no mundo, encontrei dados bastante curiosos, mas muito resumidos. Gostaria de receber uma mensagem com coisas sobre o assunto que pudessem enriquecer minha pesquisa. Desde já, agradeço.

** Foi-me dado um trabalho onde eu tenho que falar sobre o jornal no século 19, destacando três pontos principais: estrutura da empresa (jornal), conteúdo nos jornais daquela época, jornais operários que surgiram naquela época. Desde já agradeço!

** Gostaria de obter material sobre a história e a importância das revistas semanais.

** Preciso saber qual e como foi o papel dos jornalistas durante a Revolução Francesa. Grato pela atenção. Aguardo a resposta.

** Preciso saber como nasceu o sensacionalismo na TV brasileira. Quais foram os apresentadores e programas pioneiros. E quais são os programas sensacionalistas atuais e qual seu impacto na sociedade. Grato pela atenção. Aguardo uma resposta.

Exemplos para morrer de rir

** Gostaria que seu setor de química me enviasse uma fórmula para fazer papel reciclado a baixo custo. Favor enviar, pois não tenho como acessar outro banco de dados. Desde já agradeço pela cooperação. Obrigado.

** Gostaria de rever a reportagem sobre bolinhas caucasianas-lactobacilos vivos, poderiam me mandar informações?

** Boa tarde! Amigos, gostaria de saber se existe alguma matéria que vocês possam me enviar referente a paradigma e sintagma em jornalismo. Estou precisando saber qual é o diferencial entre os dois. Abraços.

** Boa tarde, preciso fazer um trabalho, e necessito saber o que é jornalismo, qual a definição. Agradeço pela ajuda e aguardo retorno. Atenciosamente…

** Favor me mandar alguma reportagem sobre a saúde da criança na saúde coletiva. Obrigada.

** Gostaria de saber como faço para casos de traição em relação na net, o que devo procurar?

** Sou estudante de História, e gostaria de saber mais sobre o conde da Barca e Fernando Vianna. Agradecida.

** Gostaria de saber como faço para obter uma carteira de imprensa.

** Muito apreciaria conhecer a lista das 10 maiores empresas no mundo com seu faturamento e país de origem. Grato.

** Onde posso comprar um decodificador de imagens digitais para analógicas??

Para adivinhar antes de rir

** Gostaria de ter mais informações sobre esta revolução. Vocês têm alguma coisa via internet? Obrigada.

** Gostaria de receber um artigo e um comentário a respeito desse assunto e uma resenha de algum livro. Aguardo resposta.

** Gostaria de saber desta lei de junho do dia 5/6/1998, agradeço sua atenção. Enviar para meu e-mail, pois preciso urgente. Obrigada.

** Queria e-mail da MTV e das rádios nacionais para mandar música da minha banda Tora Tora, que toca nas rádios Transamérica e Copacabana e outras de outras cidades da Bahia. MP3, OK?

** Prezados, gostaria de saber onde posso adquirir o clipe do Hino Nacional Brasileiro. Muito grata.

** Olá, boa tarde, preciso fazer um trabalho para a faculdade sobre a fusão da Globo com a DirectTV. Vocês teriam como me informar como eram as duas empresas antes da fusão?

** Sou estudante de Publicidade e Propaganda e gostaria, se possível, me enviassem alguma matéria ou comentários de como será a tendência no MKT em 2010. Esperando contar com a atenção de vocês, desde já agradeço pela atenção.

** Por favor, quero o e-mail da Dra. Hannelore Fuchs – psicologia animal. Grata.

** Sou universitária de Psicologia e preciso de assuntos que abordem o método de logística, o que há por trás desse método, como ele é, o que é e assim por diante. Gostaria da ajuda de vocês, pois na busca na internet apenas encontro sites de cursos, e não é isso que busco, busco o conteúdo em si de logística. Agradeço enormemente, pois citarei vossa empresa em meu trabalho, tenham certeza, porque contará como bibliografia! Sem mais e no aguardo URGENTE!!!

Risadinhas (com telefone, por favor!)

** Olá! Sou aluno de Jornalismo e estou fazendo um trabalho sobre a cobertura da imprensa durante o golpe de 64. Gostaria de um breve comentário sobre o tema para que eu possa utilizar no meu trabalho. É importante o autor do texto se identificar e disponibilizar um número de telefone para contato, pois essa é uma das exigências do professor que me pediu o trabalho. Tenho que entregar o material até às 20h30 desta terça. Aguardo retorno e agradeço a atenção. Abraços.

** Sou acadêmica do Curso de Administração de Empresas, e o nosso professor da disciplina de Comunicação e Expressão nos deu a incumbência de pesquisar e descobrir a abreviatura da palavra ‘municipal’, pois, no nosso município, nas fachadas das repartições públicas, a abreviatura é MUL. Por favor, me auxiliem, ele só aceita se constar em algum livro. Preciso da bibliografia onde conste o correto da palavra ‘Municipal’. Resposta urgente. Tenho o prazo de 2 dias.

** Bom dia. Sou estudante de Secretariado Executivo e tenho que apresentar um seminário sobre ‘a mídia e sua influência na vida das pessoas’. Aguardo resposta. Obrigada.

** Estou precisando da ajuda de vocês. Precisava de uma matéria que falasse sobre a época do acidente de Wagner Montes e também seu envolvimento com drogas, tipo uma biografia. É muito importante. Muito obrigado.

Risos com peninha…

** Vou fazer um projeto final/monografia sobre imprensa regional, para ser mais preciso a existência da imprensa regional. Gostaria de artigos que relacionassem a questão de analisar os regionalismos dentro do jornalismo. Pesquisei na busca, mas não encontrei nada. Por favor!!!! Ajude um aluno a concluir seu curso… Com relação a livros e revistas, sempre pensam nacionalmente, será que vocês não têm algumas sugestões de autores que pensem regionalmente e até mesmo localmente? Aguardo resposta.

** Bom dia!!! Por favor, vocês têm sugestões de temas para monografia relacionados ao jornalismo????? Estou um pouco confusa, tenho alguns temas, mas ainda não escolhi. Por favor, me ajudem. Desde já agradeço.

** Olá. Sou estudante de Jornalismo e estou preparando minha monografia, que tem como tema a paixão pelo jornalismo. Gostaria que me ajudassem me fornecendo algo que tenham sobre o assunto. Não está sendo muito fácil. Estou achando que a galera não gosta muito de ser jornalista. Eu adoro. Obrigada.

** Olá, Observatório da Imprensa. Estou terminando um trabalho do curso de mestrado e preciso de mais informação sobre ‘a influencia dos meios de comunicação na pobreza brasileira’. Atenciosamente…

** O jornalismo econômico, seja por meio do telejornal ou impresso, abordar a matéria de uma forma clara e compreensiva. Principalmente para o povão (a dona de casa). O que vocês acham a respeito?

** Vocês poderiam me passar algo mais claro sobre a Segunda Guerra Mundial, destacando o fordismo e o taylorismo? A respeito do primeiro capítulo, não há docência sem discência, quais as idéias do autor com relação ao atual contexto da escola hoje? Se puderem ajudar, faço Pedagogia e estou precisando disso. Abraço.

** Prezados senhores, sou estudante de Relações Públicas e estou desenvolvendo meu projeto experimental sobre uma editora de revistas. Gostaria de saber onde posso encontrar ou se vocês têm algum documento que fale sobre a história das editoras de revistas e das revistas (no Brasil e no mundo). Agradeço a atenção e aguardo um retorno. Obrigada.

** Gostaria de fazer mestrado em Direito Internacional na Argentina, e para tanto preciso de informações sobre universidades nesta área. Seria possível enviar-me o e-mail do Consulado Argentino em Porto Alegre? Ou se tiver informações sobre universidades, com sites e e-mail, eu ficaria muito agradecida! Espero por resposta.

Para rir com GPS

** Isso seria uma revista científica? Preciso fazer um trabalho com publicações sobre Aids. Estou cursando Biomedicina. Poderia me enviar alguns trabalhos sobre isso?

Ei, leitor do OI, não vale chorar, hein?

Mas vale perguntar: de onde esse pessoal deduz que o Observatório é o site certo para obter respostas a tais pedidos?

Aflitivo mistério…

Todos os comentários

  1. Comentou em 17/10/2009 amarildo tomaz

    sou apaixonado pelo meio ambiente. moro perto de uma rezerva.muito conhecida.chama se a rezerva biologica do tingua.procuro fazer a minha parte.procuro defendela a qualquer custo.faço parte de uma ong conhecida como gcca.grupamento de combate acrimes ambientais.fazemos varios trabalhos.precizamos de sua ajuda venha somar com a gente. nossa sede fica localizada end.rua maria faria no.10 gerard danon nova iguaçu . rj

  2. Comentou em 14/04/2007 Euetu Nós

    Não conseguimos enviar a msg abaixo pelo obsimp@ig.com.br e canaldoleitor, razão pela qual pedimos sua ajuda:

    Como podemos reduzir a largura de texto do OI, de modo a gravar em arquivos de ‘Meus Documentos’?

    Colhendo ensinamentos na Rede e outros mídias, dignos da crítica de um Japiassu, retransmitimos tentativa anterior, devolvida pelo postmaster, na janela ‘Nova mensagem’ do Correio, quando enviada a janegodoy@correioweb.com.br, razão pela qual a enviamos pelo nosso hotmail, anexa.
    É sobre o tema Brasília nos 15 graus sul, erro mui comum nos mídias, surgido na deturpação do Sonho de Dom Bosco, gerando a estilosa frase, harmoniosa qual um verso de soneto, que começa em coisa nenhuma e termina em nenhuma coisa, mas consta realmente de originais, como será visto na msg anexa. Eis o texto obtido no CorreioWeb, de 21 de abril de 2003:

    Para quem não sabe
    A Ermida de Dom Bosco foi a primeira construção de alvenaria de Brasília. Foi inaugurada em 4 de maio de 1957 e foi levantada exatamente sobre a passagem do paralelo 15, em homenagem à profecia de Dom Bosco, que previu o surgimento de uma nova civilização entre os paralelos 15 e 20.

    Seque a crítica, anexa, também enviada a Augusto Areal e IHGDF. Há muitos outros situando a Capital nos 15 graus, uma latitude sul ainda de Goiás.
    Saudações
    Euetu Nós.

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem