Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

2 de dezembro: um marco histórico

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

O próximo 2 de dezembro vai entrar para a história da TV brasileira: neste dia começarão as transmissões no sistema digital e também começará a funcionar a TV Brasil, a rede pública de televisão.


A TV digital constitui um avanço tecnológico com evidentes desdobramentos sociais, mas a rede pública de televisão marca uma alteração substantiva e institucional na mídia eletrônica porque consolida uma alternativa à TV privada. Isto equivale a uma revolução.


Mesmo que a nossa rede pública não possa ser classificada estritamente como pública, porque é do estado, nossa tradição nesta área estabeleceu um paradigma intermediário – TV de interesse público. Atender ao interesse público significa reforçar a qualidade, valorizar os aspectos culturais e apostar na diversidade informativa.


Há ainda um longo caminho a percorrer no tocante às associações entre a nova TV Brasil e outras emissoras educativas e culturais, sobretudo a rede Cultura de São Paulo. Também não podem ser esquecidas as preocupações em preservar independência da futura TV Brasil.


Mas este Observatório da Imprensa que, em seus quase dez anos de vida, já dedicou oito edições à TV pública não pode deixar de regozijar-se com a Medida Provisória assinada na semana passa pelo presidente da República formalizando a existência da TV Brasil.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm