Tuesday, 19 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1279

2015. O que deu errado?

O Observatório da Imprensa faz uma reflexão sobre o que foi notícia na mídia em 2015.

O Observatório da Imprensa, mais uma vez em oito anos, faz uma reflexão sobre o que foi notícia na mídia em 2015. E para analisar o ano marcado por graves problemas econômicos e políticos, convidamos o economista e ambientalista Sérgio Besserman e o poeta e escritor Affonso Romano de Sant´Anna. Para ampliar o debate ouvimos a opinião de juristas, economistas e políticos para responder a indagação: O que deu errado?

Após a redemocratização, o país se reergueu e recebeu destaque de grande potência entre os países em desenvolvimento chegando a atingir a sexta economia do mundo. Era um país promissor. Depois uma série de fatores econômicos locais e globais, o Brasil perdeu terreno na economia, deixou de crescer até culminar na crise que enfrentamos agora. Hoje, o problema não é só econômico, mas também político e institucional.

Nos últimos meses deste ano assistimos atônitos os ataques terroristas em Paris com mortos e feridos e espalhando o pânico pelo mundo. Aqui, um desastre ambiental dividiu a atenção da mídia que demorou a ampliar a extensão da tragédia ambiental, sem precedentes na nossa história.

O ano se encerra com os eleitores atentos aos próximos passos do Congresso Nacional que irá decidir o destino da presidente eleita e o futuro do país nos próximos dias.