Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

A comunicação do Governo em pauta

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

Já tivemos na presidência da República muitos secretários de Imprensa, muitos secretários de Comunicação, alguns acumularam as duas funções mas raramente registrou-se a mesma expectativa que precedeu a posse do jornalista Franklin Martins como Ministro-chefe da Comunicação Social.


A excitação é justificada: Franklin Martins é um dos mais conhecidos comentaristas políticos, freqüentou as mais importantes vitrines jornalísticas do país. Mas não é o primeiro a saltar dos bastidores da política para o Palácio do Planalto: Carlos Castello Branco, o Castelinho, serviu como Secretário de Imprensa de Jânio Quadros (porém antes de começar a famosa coluna do Castelo).


Parte da excitação que precedeu a posse de Franklin Martins tem a ver com o confronto entre Governo e imprensa que acompanhou as últimas eleições. E aqui o novo ministro lavrou o seu primeiro tento logo depois de empossado. Pela primeira vez um integrante do Governo admitiu que houve sim uma ‘monumental crise política’. Reconhecida a existência do impasse não será difícil solucioná-lo.


Outra das funções do novo ministro será o comando da recém-criada Rede Pública de TV, assunto altamente controverso inclusive dentro do Governo. Este Observatório já discutiu a rede há duas edições quando entrevistou o ministro Luiz Dulci. Hoje voltaremos a falar sobre a nova rede pública porque Franklin Martins é o convidado desta edição do Observatório da Imprensa. Mas a nossa pauta é enorme.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm