Quarta-feira, 17 de Outubro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1009
Menu

A espetacularização da vida social

Por Alberto Dines em 10/10/2000 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

Hoje você vai viajar do Rio para a França e da França para Nova Iorque. Quem vai pagar a conta será a globalização. Mais precisamente a globalização da mídia e sobretudo de seus defeitos. Vamos tratar de denúncias vazias, sem fundamento. Acusações apressadas onde não se oferece ao acusado o benefício da dúvida.


Ao primeiro indício, o julgamento sumário das manchetes, antes das provas as acusações, fazem parte de um processo mais amplo que envolve a espetacularização da vida social e que, por sua vez, está se transformando numa das marcas da nossa civilização.


O fato destes casos envolveram a imprensa do primeiro mundo não exime nossos jornais de suas responsabilidades. Se o New York Times foi agente de uma baixaria contra um cientista chinês suspeito de espionagem ou o Figaro lincha um cidadão inocente fiado no que foi publicado no Brasil não significa que estamos habilitados a aderir ao modismo da irresponsabilidade. Mesmo porque a freqüência com que os linchamentos ocorrem na grande imprensa internacional é muito menor do que a que ocorre aqui.


É bom lembrar que o grande jornal novaiorquino reconheceu abertamente os seus erros prática que ainda não é corrente no Brasil. Se vamos importar os vícios conviria também que imitássemos os seus acertos.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem