Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº975

PESQUISAS * COBERTURA DA COPA 1998

A febre dos números

Por Alberto Dines em 16/06/1998 | Programa número 007 | comentários

O que importa é o placar. Estamos vivendo sob o império dos números. Hoje em Nantes os números nos favoreceram, embora os comentaristas exigissem o quarto gol.

Na Copa do Mundo é assim, o Caneco vai para aqueles que obtêm os melhores números. Mas no intervalo dos jogos será que o grande circo armado pela mídia reflete o que realmente acontece em torno da Seleção?


Sabemos todos que o capitão de uma equipe enxerga mais longe. Tanto no gramado como fora dele. Quando Dunga deixa de lado a sua moderação para fazer duras críticas à mídia, alguma coisa está errada com a mídia e não com Dunga.


A paixão pelos números motivada pela Copa está produzindo uma excitação estatística nas outras páginas dos jornais. É a febre das pesquisas de opinião.


A campanha eleitoral oficialmente ainda não começou, os candidatos ainda não apresentaram seus programas e os jornais já se entregaram à disputa numérica.


Levantamento feito por nossa equipe revelou que um jornal paulista nos quinze dias de junho publicou sete matérias sobre pesquisas eleitorais. Isto significa uma pesquisa a cada dois dias! Cinco delas na primeira página.


O jornalismo político e o debate de idéias estão sendo rapidamente esquecidos e substituídos por esta fúria em torno do placar de um jogo que só vai se realizar dentro de quatro meses.


Começar a contar os votos antes mesmo das urnas serem armadas é uma forma ardilosa de insinuar que as urnas são desnecessárias. Isso não vale, é jogo desleal, falta perigosa. Merece cartão amarelo.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem