Quinta-feira, 21 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

CURSOS DE JORNALISMO

A formação dos jornalistas

Por Alberto Dines em 26/05/2009 | Programa número 504 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

O currículo das escolas de jornalismo é assunto de interesse público? Se a sociedade não discute a formação dos médicos ou advogados, por que razão levar este debate ao conhecimento da sociedade?


Se o diploma é indispensável para o exercício do jornalismo é, pelo menos, conveniente que o cidadão que receberá as informações produzidas pelo jornalista tenha condições de avaliar a formação daquele que vai ajudá-lo a pensar, tomar decisões e fazer juízos. Nada nos impede de discutir a formação dos engenheiros, biólogos ou psicanalistas, mas o papel da imprensa na sociedade tem nuances e subjetividades que justificam este debate público.


A questão não se circunscreve ao Brasil. A Unesco a considera de tanta importância que chegou a propor um paradigma curricular.


Em boa hora o ministro da Educação, Fernando Haddad, decidiu rever mais uma vez o currículo das escolas de jornalismo. A sociedade muda, a imprensa que a serve também muda, aqueles que vão exercê-la precisam ser preparados de acordo com as novas exigências.


Este Observatório está comprometido desde a sua fundação com a tarefa de oxigenar a discussão sobre jornais e jornalistas trazendo-a para perto da sociedade. Hoje vencemos mais uma etapa no projeto de aproximar o público da coisa pública.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem