Quinta-feira, 21 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

CPI DO SISTEMA FINANCEIRO * ATUALIDADE DOS JORNAIS DE DOMINGO

A imprensa virou notícia

Por Alberto Dines em 20/04/1999 | Programa número 051 | comentários

Virou rotina, faz parte da realidade da era da informação à qual não se pode fugir: a imprensa transformou-se em notícia da própria imprensa. A imprensa conseguiu ser mensageira e protagonista.

Essa constatação não apenas justifica a existência deste programa mas oferece um paradigma, quase uma obrigação: os veículos jornalísticos que não se abrirem para o debate sobre o jornalismo estão deixando de cumprir com a obrigação de esclarecer o seu público.


O caso do Banco Marka não foge à regra. Ao lado do noticiário sobre as irregularidades na ajuda a uma instituição quebrada e a suspeita de vazamento de informações privilegiadas envolvendo a pessoa de um ex-presidente do Banco Central, surgiu a questão inevitável: se as bombásticas denúncias da mídia, sobretudo das revistas semanais, não configuram um pré-julgamento.


O desempenho da mídia chegou a ser comentado pelo presidente da República na semana passada que, da Alemanha, pronunciou-se sobre o que ele chamou de ‘impunidade do rumor’.


Hoje, terça-feira, o assunto foi para a primeira página do Jornal do Brasil provocado por um texto extremamente contundente da repórter política, Dora Kramer, sobre as mazelas da nossa mídia quando cobre denúncias de escândalos.


Dora Kramer tem colaborado habitualmente com este programa e hoje está aqui na dupla condição de observadora e observada, porque Dora Kramer teve a coragem de introduzir no debate político um ingrediente explosivo que os políticos procuram evitar: o papel da mídia nos acontecimentos que acompanha.


Vamos tentar manter nosso compromisso de não entrar no mérito da questão. Justamente para não pré-julgar e condenar.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem