Saturday, 27 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

A mídia e as críticas a ela

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.


A escolha do assunto da edição de hoje foi uma das mais difíceis da história deste programa. Já que nossa obrigação é discutir o que acontece no jornalismo e nos meios de comunicação, nesta semana não temos outra alternativa senão tratar de nós mesmos. Corremos o risco de parecer auto-referenciados mas por outro lado não podemos escapar do nosso compromisso de enfrentar o poder da imprensa e discutir os seus eventuais abusos e distorções.


Tudo começou com um artigo publicado na edição on-line do Observatório da Imprensa onde foi examinada a cobertura realizada pelo Jornal do Brasil do massacre na casa de custódia em Benfica. A direção do JB evidentemente não gostou de ver suas falhas discutidas em público e como não estava interessada em discutir o seu desempenho preferiu castigar o Observatório e demitiu o autor da avaliação, também colunista do jornal.


Este é o ângulo que nos interessa e interessa a você cidadão-leitor, cidadão telespectador – o direito à crítica. A imprensa pode pretender uma imunidade e uma impunidade que não são concedidas aos outros poderes? O que nos leva a outra questão ainda mais importante: a liberdade de expressão deve ser gozada apenas pelos empresários de comunicação ou também pelos operários da informação, os jornalistas? Se um projeto como o do Observatório da Imprensa é violentado por aqueles que vivem da credibilidade do leitor, quem defenderá os seus interesses, os interesses do leitor?


É irrelevante o fato de que eu tenha sido punido pela crítica que fiz ao JB. Este é um dado secundário. O que importa aqui é o fenômeno e este diz respeito a todos: a mesma imprensa que anda com o pires na mão pedindo ajuda ao Governo, esta mesma imprensa castiga aqueles que mostram as suas mazelas. Acontece que o dinheiro que vai ser emprestado é o seu.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm