Quarta-feira, 18 de Outubro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº962

MÍDIA RURAL

A mídia faz seu papel?

Por Alberto Dines em 08/06/2004 | Programa número 288 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.


Você sabe qual o maior negócio brasileiro? Sabe que ele corresponde a 34% do PIB e gera 37% dos empregos da nossa economia? Sabe, sim. Só que você ainda não está condicionado para encarar a agricultura como um assunto moderno e sofisticado.


A mídia cobre o movimento das bolsas de valores, as disparadas do câmbio, as angústias do desemprego mas a cobertura desta fábrica de riquezas chamada agro-negócio é quase marginal.


Os jornais de hoje disseram que o PIB agrícola vai cair 3% mas as mudanças climáticas e as pragas que afetaram a quebra da safra de soja no sul aconteceram há meses e não foram acompanhadas pela grande imprensa na ocasião com o merecido cuidado.


Até os anos 50 todos os grandes jornais brasileiros tinham seus cadernos rurais mesmo que os respectivos estados não fossem propriamente agrícolas. Cobrir o campo era uma obrigação, assim como cobrir as cidades e o mundo. E hoje que o agro-negócio está revolucionando o interior do país a cobertura é apenas estatística, burocrática.


E no entanto neste ano o programa Globo Rural entra na sua 25ª temporada, o Canal Rural está no ar há sete anos 18 horas por dia e até o SBT começou um boletim agrícola todas as manhãs. É ótimo mas é pouco para o tamanho deste Brasil agrícola com tantos êxitos, tantas oportunidades e também tantos problemas.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem