Sexta-feira, 22 de Junho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº992
Menu

EXCESSOS NA TV ABERTA * TELEJORNALISMO E SHOW

A mídia na berlinda

Por Alberto Dines em 12/01/1999 | Programa número 037 | comentários

A mídia continua na ordem do dia. Aqui e no resto do mundo.

A capa da última edição do ano passado do famoso Libération de Paris dizia: 1998 o ano anti-mídia. Dez dias antes a edição on-line do Observatório da Imprensa destacava a mesma coisa: 98, o ano em que a imprensa ficou pelada.


Para quem não sabe, o Libération é um dos mais importantes jornais franceses e no Brasil foi até recentemente uma espécie de Bíblia. Alguma coisa a mídia está aprontando para merecer estes reparos.


Começou 1999, o último ano do século e do milênio e a mídia continua na berlinda. A cobertura da moratória declarada pelo governador de Minas Gerais nos primeiros dias do ano é exemplar.


Não nos compete entrar no mérito da questão, isto fica para os especialistas. Cada veículo tem o direito de tomar posições contra ou a favor de um ato político mas não pode perder a compostura. Inclusive fazer blague a respeito do famoso topete.


Mas é inconcebível que uma publicação da importância de Veja ao atacar a decisão de um governador que também foi presidente da República, use termos ofensivos e valorize aspectos privados que nada têm a ver com a sua conduta de homem público.


Lembrar agora o episódio da vedete Lilian Ramos que abancou-se no camarote presidencial no desfile das escolas de samba, sem calcinhas, é despropositado, desonesto e insolente. É um recurso do baixo jornalismo, jornalismo marrom, que deslustra a maior editora de revistas do país.


E porque este Observatório ultimamente tem flagrado Veja em procedimentos não muito éticos, fomos castigados na sua última edição como um dos mais vulgares programas da Tv brasileira.


É um direito que assiste aos responsáveis pela revista. Cabe apenas lembrar aos seus leitores que Veja já não tem crítico de Tv, demitido sumariamente pela direção porque não a defendeu num destes sórdidos desempenhos.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem