Domingo, 16 de Dezembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1017
Menu

A oportunidade da mudança

Por Alberto Dines em 02/09/2008 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

A cada dois anos temos eleições em outubro. Nos Estados Unidos, o intervalo é o mesmo mas a data é novembro. Quando os americanos escolhem o seu presidente, as comparações entre os dois processos eleitorais são fascinantes.


Neste ano, temos o privilégio de participar de um verdadeiro curso de ciência política porque estas presidenciais americanas são as mais importantes desde a escolha de John Kennedy, em 1960.


As primárias, os debates dentro do partido democrata e a surpreendente ascensão de Barack Obama exibem a vitalidade do processo democrático, mesmo num país que há sete anos está em franca decadência.


George W. Bush foi eleito num golpe de mão não muito diferente de uma republiqueta. A escolha de Barack Obama desenrola-se numa sociedade avançada, super-desenvolvida, talvez única no mundo, ainda que as sombras do onze de setembro ainda não tenham se dissipado.


Qualquer que seja o resultado, tanto lá como aqui, o importante é lembrar que todas as eleições são importantes, desde que sejam levadas a sério, desde que sejam vistas como oportunidades de mudança.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem