Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

A MÍDIA E O TERCEIRO SETOR

Ano do voluntariado

Por Alberto Dines em 17/04/2001 | Programa número 147 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

Você certamente já ouviu no rádio e Tv o comercial ‘Faça parte’. Ele integra a campanha do Ano Internacional do Voluntariado criado pela ONU. É o caso de perguntar: você faz parte de quê, além da família e do clube? Você atua na escola dos filhos ou dos netos? Você assume tarefas coletivas na sua rua, no seu bairro ou na sua cidade? Você já participou de algum mutirão social? Além de votar a cada dois anos, como é que você exerce seu papel de cidadão? Ou você é daqueles que deixa tudo para ‘os outros’ fazerem?


Na última edição deste Observatório da Imprensa tratamos das denúncias envolvendo uma antiga instituição filantrópica, a Legião da Boa Vontade. Muitos ativistas e contribuintes da LBV, decepcionados com o teor das denúncias, estão desistindo da participação. Aqui precisamos estabelecer diferenças: a filantropia e a caridade são expressões da solidariedade e do humanitarismo. Mas o voluntariado cívico situa-se num âmbito maior porque não se dirige apenas aos carentes e destituídos mas à toda sociedade. Todos precisam de ajuda, porque todos precisam ajudar. Fazer parte é uma forma de preencher os grandes espaços deixados pelo estado moderno.


Vamos tratar hoje das ONGs, do que a mídia faz ou deixa de fazer por elas. Vamos discutir o terceiro setor, o setor do qual este Observatório faz parte e do qual você também faz parte quando sai da esfera pessoal para participar da causa e da coisa pública. Faça parte, faça a sua parte. Esta é uma oportunidade.

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem