Thursday, 18 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

As decisões precisam ser explicadas

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.


O assunto está encerrado mas para os jornalistas tudo deve estar em aberto, pronto para ser revisto, rediscutido, tudo precisa ser entendido. O ponto final só funciona na literatura.


Até momentos antes da nossa última edição o Governo ganhava de goleada na peleja contra o New York Times. O país inteiro – nele compreendido também a oposição – estava solidário com o presidente Lula. A matéria assinada pelo correspondente Larry Rohter foi considerada unanimemente como leviana, inconsistente e precária. Talvez fiado neste êxito o Governo foi em frente e suspendeu o visto de residência do jornalista. Não foi uma decisão sábia e isto ficou flagrante aqui neste Observatório. A participação do jornalista Ricardo Kotscho, secretário da imprensa da presidência da República, foi superior, foi sobretudo responsável: mostrou que as decisões – mesmo as dolorosas – precisam ser explicadas, a sociedade quer saber e o Governo não pode omitir-se, tem obrigação de informar.


Kotscho aqui neste Observatório deu uma lição de dignidade. Felizmente apareceu em cena um bombeiro de alta categoria, o ministro da justiça Márcio Thomas Bastos e o incêndio foi apagado. Larry Rohter explicou-se através dos advogados, o Governo aceitou as explicações e suspendeu a suspensão do visto, tudo voltou à estaca zero.


Sossegados os ânimos, cicatrizadas as feridas, hora de refletir. Essa é a nossa obrigação.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm