Terça-feira, 20 de Fevereiro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº974

FROST / NIXON

As lições de uma boa entrevista

Por Alberto Dines em 17/03/2009 | Programa número 494 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

A renúncia do presidente Richard Nixon resultou da investigação de dois repórteres de jornal, Bob Woodward e Carl Berenstein. Mas quem sepultou os sonhos de um eventual retorno de Nixon à cena política americana foi um entrevistador de TV, David Frost.


O eletrizante confronto entre o ex-presidente Nixon e David Frost, que até então era apenas um entrevistador do gênero de variedades, é tema de um dos melhores filmes da atual temporada.


‘Frost / Nixon’ é a reconstituição minuciosa das entrevistas que Frost fez com Nixon três anos depois de sua renúncia. Ninguém acreditava que aquele entrevistador bonitinho e inexperiente em matéria política seria capaz de vencer um político manhoso, advogado de formação, como Richard Nixon.


Frost cercou-se de bons jornalistas, fez o dever de casa, estudou a documentação e na última entrevista conseguiu abalar a arrogância do ex-presidente. Num lapso de segundos, em close, o povo americano viu Nixon vacilar e reconhecer que errou. Estava derrubado para sempre.


Frost / Nixon passa-se nos Estados Unidos mas vale para o Brasil. Jornalismo impresso ou televisivo é coisa séria. Jornalistas e empresários de jornalismo não podem esquecer disso. Nem os políticos.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem