Quarta-feira, 18 de Outubro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº962

DEPORTAÇÃO DE ATLETAS CUBANOS

Atletas cubanos: perguntas que a imprensa não respondeu

Por Alberto Dines em 14/08/2007 | Programa número 429 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

Está mal contada a história dos boxeadores cubanos repatriados depois do Pan. Como os protagonistas estão em Cuba, só quem poderia contar esta história, com todos os detalhes, seria o nosso governo. E como este não parece inclinado a desenvolver seus dotes narrativos, sobrou para a imprensa.


E a imprensa, sobretudo a imprensa popular carioca, está dando conta do recado. O melhor desta cobertura é que ela está sendo feita sem a ajuda das fontes oficiais, sem declarações de autoridades, apoiada na ferramenta jornalística mais elementar: a investigação. Desta vez, a Polícia Federal ficou de fora porque o seu desempenho no episódio, se não foi suspeito, tem sido pelo menos estranho.


Como tudo o que acontece hoje no Brasil, o caso dos atletas cubanos foi intensamente politizado. Tão logo noticiou-se que os boxeadores haviam sido embarcados num sábado à noite, em segredo, num jatinho fretado pelo governo de Havana, começou uma intensa guerra ideológica. Hoje, onze dias depois, as coisas parecem mais claras, já que não apareceram versões que contrariem a da imprensa.


A este Observatório interessa apenas a discussão sobre o desempenho da imprensa. A ideologia, qualquer ideologia, só serve para atrapalhar quando se busca a verdade. Não nos interessa julgar o governo cubano, muito menos o comandante Fidel Castro, sem dúvida, uma das grandes figuras do século XX. A este Observatório interessa apenas que as histórias, todas as histórias, sejam bem contadas.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem