Sábado, 18 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

ACORDO ENTRE GOVERNO E VATICANO

Barriga coletiva ou autocensura?

Por Alberto Dines em 25/11/2008 | Programa número 488 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

O que é um ‘furo’ no jargão jornalístico? É uma informação exclusiva. ‘Barriga’ é o contrário: quando um jornal ou jornalista deixa de dar ou deturpa uma notícia. Não existe um termo específico para uma situação insólita, a barriga coletiva, quando o conjunto de veículos esconde uma informação.


Esse embargo noticioso ou autocensura aconteceu há pouco, em 12 e 13 de novembro, quando o presidente Lula foi a Roma assinar um acordo com o Vaticano. Como esta concordata infringe o espírito e a letra da carta magna, governo e mídia acharam perfeitamente natural manter este acordo sob sigilo.


E como se explica a ausência de protestos da mídia eletrônica evangélica? Simplesmente porque a mídia eletrônica evangélica tem sido privilegiada pelo governo de outras formas. Significa que no lugar de seguir a constituição e estabelecer completa separação entre estado e religião, o Brasil inventou uma forma original de administrar o conflito religioso, oferecendo vantagens às confissões religiosas mais poderosas.


E como ficam os secularistas e agnósticos que acreditam que um estado democrático deve ser obrigatoriamente laico? E as outras confissões religiosas afro-brasileiras, como o Candomblé, não deveriam entrar no bolo de privilégios?


Estamos na contramão do mundo desenvolvido e nossa imprensa, esquecida dos três séculos de censura absoluta antes de ser autorizada a funcionar, teve um surto de saudosismo e voltou a experimentar as delícias da autocensura.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem