Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

CONCESSÕES DE RÁDIO E TV A PARLAMENTARES

Candidatos-radiodifusores, um abuso antigo

Por Alberto Dines em 11/07/2006 | Programa número 380 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

A famosa cabeçada de Zidane no zagueiro Materazzi na final da Copa vai entrar para a história do futebol e muito provavelmente entrará também para a história da intolerância. Mas como ocorreu num jogo e os jogos da Copa têm dono, não está autorizada a reprodução destas imagens pela TV. O episódio serve para lembrar o que falamos na edição passada. Quando o jornalismo se converte em espetáculo, até para ver a história do mundo é preciso pagar ingressos.


Este Observatório da Imprensa já tratou duas vezes deste assunto ultimamente. Não colou. Mas depois do escândalo do mensalão e agora com o aparecimento dos sanguessugas, tudo o que tem a ver com o Congresso começa a chamar a atenção.


De repente a mídia começou a prestar atenção a um abuso antigo: os parlamentares que se concedem concessões de rádio e TV. Em novembro passado, a mídia ignorou uma pequena solenidade em Brasília: o jornalista Mauro Malin, presidente do Instituto PROJOR, entidade mantenedora do projeto do Observatório da Imprensa, entregou à Procuradoria Geral da República os subsídios para uma representação contra os parlamentares que, no lugar de fiscalizar as concessões de rádio e tv, desobedecem à Constituição e distribuem o privilégio entre eles.


Desta vez, a imprensa estrilou. Primeiro a Folha de S. Paulo e em seguida o Estado de S. Paulo e a Carta Capital juntaram-se ao coro de protestos. Mas as eleições estão aí: os deputados-radiodifusores deverão aproveitar-se fartamente da dupla condição de candidatos e comunicadores.


Enquanto a Procuradora Geral da República não se manifesta não seria o caso de cobrar publicamente do TSE uma providência imediata ainda que provisória para interromper o abuso? Com a palavra o ministro Marco Aurélio Mello.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem