Tuesday, 19 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1279

Cartões corporativos: transparência e investigação

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

Nossas desculpas aos telespectadores da Rede Cultura que continuam sem acesso a este programa. Enquanto persistir esta situação, o Observatório da Imprensa pode ser acessado em tempo real pelo site www.tvbrasil.org.br.


Jornais publicam editoriais na primeira página muito raramente e em situações muito especiais. Depois de dois anos, a Folha de S. Paulo publicou hoje na capa do seu primeiro caderno um pujante editorial condenando a campanha de intimidação e má-fé promovida pela Igreja Universal do Reino de Deus contra a sua repórter Elvira Lobato, que denunciou as irregularidades em cima das quais está sendo construído o império midiático do bispo Edir Macedo. Intimidação é pior do que censura. A chantagem praticada pela mídia tem nome: imprensa marrom. Voltaremos ao assunto.


Cartão de crédito é chamado de dinheiro de plástico, gasta-se sem atentar ao valor do que se gastou. Quando o cartão de crédito é pago por outros, este plástico passar a ser ainda menos valorizado, é dinheiro sem dono.


Cartões corporativos de empresas privadas ou órgãos públicos foram criados para agilizar a máquina administrativa. São um avanço, desde que não haja abusos. Uma repórter do Estado de S. Paulo, Sônia Filgueiras, resolveu investigar as informações disponibilizadas pelo Portal da Transparência e, de repente, descobriu-se a farra dos cartões.


Nesta edição do Observatório da Imprensa você vai conhecer mais uma história que, sem a imprensa, jamais seria conhecida.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm