Terça-feira, 21 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

JORNALISMO INVESTIGATIVO * NOTÍCIAS MÉDICAS * INVASÃO DE PRIVACIDADE

Cassação de Juca Kfouri

Por Alberto Dines em 19/05/1998 | Programa número 003 | comentários

Na véspera de uma Copa do Mundo, a mídia não gosta de criar casos. Não é por patriotismo, mas para não prejudicar a euforia que justifica os gordos patrocínios comerciais. Por essa razão, as grandes organizações jornalísticas, exceto uma, omitiram-se diante de uma das maiores arbitrariedades já praticadas no jornalismo esportivo: a cassação pela Fifa da credencial do jornalista Juca Kfouri para cobrir a Copa.

Kfouri é da Folha de S. Paulo e um dos fundadores do nosso Observatório. A razão da violência está nas denúncias que tem feito sobre corrupção e incompetência na CBF, dirigida por Ricardo Teixeira, ex-genro e parceiro do “imperador” João Havelange.


Ao invés de responder, Fifa e CBF decretaram a volta da censura. Treze anos depois da ditadura militar, esses dirigentes ressuscitam um de seus mais abjetos instrumentos.


Ontem, a repercussão nos meios esportivos europeus foi enorme. Aqui no Brasil foi menor do que a esperada.


Um protesto veemente e coletivo, constituiria uma condenação implícita dos métodos da Fifa – CBF, na véspera da festa maior do futebol, quando correm bilhões de reais de patrocínios.


Resta aos jornalistas credenciados fazer o que Armando Nogueira sugeriu no último domingo: rasgar suas credenciais enquanto não for devolvido ao jornalista Kfouri o direito de cobrir um evento público e expressar-se livremente.


A Seleção ainda não entrou no gramado e os donos da bola perderam a cabeça. Imaginem o que virá depois.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem