Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1005
Menu

REUTERS * GREVE NA INTERNET

Colaboração da imprensa

Por Alberto Dines em 19/01/1999 | Programa número 038 | comentários

Você sabe que o escritor Gabriel Garcia Marques, usa nos seus livros a técnica da reportagem. Mas você sabia que Gabo, como é chamado, é também um jornalista muito atento aos problemas da mídia?

O colombiano, Prêmio Nobel da Literatura, criou há dois anos a Fundação para um Novo Jornalismo Ibero-Americano e os jornais de hoje noticiam um dos seus primeiros feitos: acabou de realizar um seminário com os principais editores colombianos para examinar como a imprensa pode apressar o processo de paz no país.


Não é o nosso caso, não estamos divididos nem sofrendo os efeitos de uma luta armada como a Colômbia. Mas estamos, sim, vivendo uma dramática situação econômica e social com o agravante de que não há consenso. Ao contrário, o estopim da nossa guerra foi aceso justamente pela ferocidade do debate político muitas vezes estimulado pela mídia.


Nossa imprensa estaria mesmo disposta a participar de um processo de construção e concórdia?


Apenas como ilustração veja o que saiu na primeira página da Folha de S. Paulo de ontem, segunda-feira. Uma sondagem com os novos congressistas indicou que a maioria é contra a desvalorização do real. Acontece que na página interna, sem destaque, o leitor fica sabendo que não é bem assim: a pesquisa começou a ser feita mais de um mês antes da desvalorização.


O pequeno detalhe invalida o significado da amostragem mas não foi registrado com o mesmo destaque.


Não seria o caso de chamar Garcia Marques para discutir com os editores brasileiros de que maneira a nossa mídia pode colaborar para diminuir os efeitos da desvalorização e a ameaça de retorno da inflação?


Enquanto Garcia Marques não vem, aqui ficam suas recomendações para os jornalistas de seu país. Valem também para nós: aqui não há guerra mas às vezes parece que nossa imprensa gostaria que houvesse.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem