Coleção de mitos e ilusões | Observatório da Imprensa - Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito
Terça-feira, 14 de Agosto de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº999
Menu

ANOREXIA: O PAPEL DA MÍDIA

Coleção de mitos e ilusões

Por Alberto Dines em 12/12/2006 | Programa número 402 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

A morte do ditador Pinochet no domingo deve ser examinada junto com os 38 anos do AI-5, que serão lembrados amanhã. O AI-5 foi um golpe dentro de um golpe e antecedeu em 5 anos a ditadura militar no Chile. Os dois fatos fazem parte do mesmo processo e agora compõem um capítulo encerrado na história da América Latina. Apesar das duas décadas de lutas e luto pelo restabelecimento pleno do Estado de Direito, é preciso reconhecer que a democracia ainda não está consagrada entre nós. Governantes e grupos políticos ainda encaram a democracia como um sistema burguês, a serviço das elites. Engano perigoso: a democracia beneficia a todos. Indistintamente. Ruim, muito ruim para todos são as tentações totalitárias.


A modelo Ana Carolina Reston morreu com 21 anos e passou grande parte da sua vida adulta sonhando em ser garota da capa. Jamais poderia imaginar que seria capa de três revistas brasileiras no mesmo fim de semana. Pena que ela não estava viva para gozar a sua façanha, a fama veio tarde demais. O mito da magreza foi mais forte do que o sonho de ser famosa.


Beleza na Antiguidade era sinônimo de saúde, prazer de viver. Mas, neste mundo cada vez mais mórbido, apesar de tanto progresso, beleza associa-se a sofrimento.


A mídia não produz valores, nem constrói uma civilização, em geral ela é fruto destes valores, produto desta civilização. Mas a tragédia de Ana Carolina e de tantas outras vítimas de um padrão enganoso de felicidade tem como pano de fundo a coleção de mitos e ilusões fabricada pela mídia. Está na hora de mudar.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem