Domingo, 24 de Junho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº992
Menu

ESTATUTO DO DESARMAMENTO

CPI dos Correios

Por Alberto Dines em 24/05/2005 | Programa número 328 | comentários


Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.


Os jornais não falam de outra coisa: você quer notícias do Congresso e só encontra notícias sobre a CPI dos Correios. CPIs são importantes mas o país não pode ficar pendurado a um assunto apenas por mais importante que seja. Afinal o contribuinte paga a 594 parlamentares para prestar atenção aos mais diferentes assuntos. A nossa pauta de urgências não pode ficar trancada por um único tema. É injusto, mais do que isso, aviltante. Sobretudo porque as questões adiadas podem ficar definitivamente prejudicadas.


Exemplo: o plebiscito sobre o desarmamento corre sérios riscos de não poder realizar-se em outubro deste ano se o plenário da Câmara Federal não o aprovar até o fim de maio, isto é, nos próximos oito dias. O Tribunal Superior Eleitoral que pertence à esfera do Poder Judiciário não tem condições de pressionar outro Poder, o Legislativo. Mas qual o Poder que tem o direito e o dever de pressionar o Congresso em nome da sociedade? O quarto poder, a imprensa. Mas a imprensa está completamente seduzida pelos escândalos e pelo duelo entre Governo e oposição.


Enquanto isso a cidadania está órfã. Este plebiscito precisa ser aprovado nos próximos dias. Para a sociedade é uma questão de vida ou morte. E para o Congresso deveria ser uma questão de honra cumprir com as suas obrigações na condição de representante do povo. A mídia tem diante dela uma rara oportunidade para mostrar a sua capacidade de mobilização em defesa da cidadania. Se este plebiscito ficar adiado por causa da CPI, desmoraliza-se o Congresso, desmoraliza-se a imprensa e o cidadão descobrirá que não há ninguém para cuidar dos seus interesses.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem