Segunda-feira, 21 de Maio de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº987
Menu

PRÉ-JULGAMENTO (MORTE CALOURO USP)

Credibilidade da mídia

Por Alberto Dines em 10/08/1999 | Programa número 066 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

Quando você não tem certeza sobre o seu desempenho você pergunta aos outros o que é que estão achando de você. A mídia faz a mesma coisa. Como não tem certeza se está cumprindo o que dela se espera, a mídia faz sondagens.


A revista Veja está conduzindo uma avaliação extremamente importante através da sua edição on-line sobre a credibilidade da mídia. E o resultado é este: 53% acham que a imprensa distorce os fatos. 31% dos respondentes acham que a imprensa não investiga suficiente e apenas 15% estão satisfeitos.


No programa de hoje vamos verificar, mais uma vez, que a pesquisa da Veja está corretíssima. A distorção apontada pelos leitores decorre justamente da incapacidade de investigar. E o subproduto é o pré-julgamento, o pré-conceito, o linchamento.


Vamos trazer para você hoje, em carne e osso, uma vítima da distorção e da preguiça de investigar. Você leitor e telespectador vai poder julgar os veículos que teoricamente deveriam estar informando corretamente a sociedade.


Faz parte da mesma manipulação e da mesma leviandade a mania de criar manias, a fabricação de estados de espírito artificiais. Exemplo dessa entronização da banalidade é a febre da nossa mídia em torno do eclipse de amanhã que nem será visto no Brasil, fenômeno natural e corriqueiro.


O sensacionalismo em torno do fim do mundo é inteiramente gratuito: se efetivamente ocorrer não venderá jornais nem aumentará o Ibope. E se o mundo não acabar pior para quem está badalando a lorota.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem