Sábado, 16 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

OBRIGATORIEDADE DO DIPLOMA DE JORNALISMO

Crise na imprensa

Por Alberto Dines em 13/11/2001 | Programa número 176 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

É claro que isto não está nos jornais mas você precisa saber que a imprensa brasileira está passando por uma de suas piores crises. Aliás são várias crises. Uma é econômica com demissões em massa, outra é a crise moral onde a própria imprensa virou notícia. Há também uma crise política com as denúncias de um perigoso processo de concentração.


Juntou-se a estas crises concêntricas uma outra relativa à formação dos jornalistas e, em última análise, à qualidade do que produzem. Nesta última insere-se a questão da obrigatoriedade do diploma para o exercício do jornalismo que voltou à baila e, curiosamente, não foi trazida pelas entidades corporativas que se digladiam há pelo menos 16 anos, a Federação dos Jornalistas (Fenaj) e a Associação dos Empresários (ANJ).


Quem reacendeu o debate foi a própria sociedade através do seu legítimo representante, o Ministério Público que entrou com uma ação pública questionando a constitucionalidade do decreto lei que limitou o acesso à profissão de jornalista. A liminar oriunda do Ministério Público foi acolhida por uma juíza de São Paulo como atentatória à liberdade de expressão.


Este Observatório levantou a questão na semana passada colocando-a na pauta da urna eletrônica. Ainda que nossa urna não tenha veleidades estatísticas não se pode ignorar que neste exato momento cerca de 60% dos telespectadores e acessadores do Observatório manifestaram-se contra a obrigatoriedade sendo que durante toda a semana a proporção chegou a ser de 80 a 20. Essa variação indica que o assunto ainda não está esclarecido suficientemente e pede uma reflexão livre dos interesses.


A sociedade quer fazer um juízo sobre um assunto que é seu e não apenas das partes em conflito. E como este Observatório pretende ser o lugar para fazer pensar, decidimos fugir ao confronto corporativo e apaixonado preferindo a reflexão de jornalistas-professores, experimentados e responsáveis. essa é a nossa função, o nosso papel.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem