Denúncias | Observatório da Imprensa - Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito
Quarta-feira, 15 de Agosto de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1000
Menu

CASO CELSO PITTA

Denúncias

Por Alberto Dines em 14/03/2000 | Programa número 093 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

Se você quer saber nossa opinião sobre o desempenho político de Paulo Maluf, Celso Pitta, ACM ou Gilberto Miranda, basta verificar as edições do nosso online a partir de 1996, antes mesmo do caso dos precatórios transforma-se em escândalo nacional.


Mas este programa não é um Observatório da política, é um Observatório da Imprensa. E nesta condição, movidos pelo compromisso de estimular a controvérsia em torno da imprensa, não vamos discutir o teor das denúncias de D. Nicéa Pitta. Queremos debater os procedimentos jornalísticos envolvidos no caso e alguns de seus desdobramentos.


Vale a pena pensar nos perigos de consagrar como técnica jornalística a mera reprodução de denúncias de parentes próximos, ex-mulheres, ex-genros e ex-namoradas.


Não esqueçamos que as denúncias de Pedro Collor que derrubaram o irmão só foram comprovadas três semanas depois por outro veículo. Se vamos escolher Pedro Collor como paradigma ético para a moralização do país, estamos fritos. Ele estava na mamata e só deu o berro quando percebeu que ia ficar de fora.


A cruzada pela moralização do país não pode estar atrelada às pendências conjugais ou familiares como agora pretende um senador da República. Por outro lado, não podemos permitir que o trabalho de jornalistas sérios e responsáveis sejam enxovalhados em programas de auditório, com claque paga, como aconteceu no último domingo no SBT. Ou desqualificados por políticos que acostumaram a tratar a imprensa como capacho.


Este Observatório pretende apenas que o jornalismo seja respeitado. Esta é a nossa pauta de hoje.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem