Quarta-feira, 18 de Outubro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº962

CÉLULAS-TRONCO

Dogmas na contramão do humanismo

Por Alberto Dines em 11/03/2008 | Programa número 452 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

Um dos debates mais interessantes dos últimos tempos está sendo travado neste momento e tem a ver com a autorização do uso de células-tronco embrionárias em pesquisas científicas. Mas este não é um debate científico, é mais teológico, já que a adversária mais encarniçada e mais ostensiva das experiências biogenéticas é a Igreja Católica.


O pedido de vista do processo feito na semana passada pelo ministro Carlos Alberto Direito interrompeu o julgamento no STF, mas, ao mesmo tempo, exacerbou o debate e está obrigando a imprensa a sair da sombra para adotar uma postura mais afirmativa.


Nossa mídia jamais conseguiu ser independente em matéria religiosa, mais reverente do que neutra, quase sempre esquecida da sua função republicana e secular, embora a maioria dos veículos apóie discretamente as pesquisas com as células-tronco.


Este Observatório acredita que este não é um debate metafísico, distante. Da decisão do STF dependem muitas vidas, muitas doenças podem ser vencidas e evitadas. A ciência e o conhecimento sempre estiveram a serviço da humanidade. Os dogmas estão na contramão do humanismo.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem