Terça-feira, 21 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

BANALIDADES NA 1ª PÁGINA

Entretenimento ou abobrinha?

Por Alberto Dines em 06/04/2004 | Programa número 280 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

Abobrinhas. No jargão jornalístico, abobrinhas são as irrelevâncias, os fatos pitorescos, as mundanidades, fofocas e o tititi.


Numa das primeiras edições deste Observatório, o grande jornalista Evandro Carlos de Andrade, que na ocasião era o diretor de jornalismo da Rede Globo, declarou que apenas 10% do noticiário era de interesse público, o resto era dispensável. Hoje, parece, a proporção aumentou porque grande parte do que está nas capas dos semanários ou dos diários são abobrinhas autênticas.


Neste exato momento está sendo concluída a 4ª edição do Big Brother Brasil que, nas últimas semanas, foi um dos pontos altos do noticiário não apenas dos veículos ligados à Rede Globo mas também das empresas competidoras. Isso é interesse público ou abobrinha?


Em fevereiro, no auge da Waldogate jornais e revistas ocupavam-se com o caso Luma de Oliveira e o alternavam com a infidelidade cervejeira de Zeca Pagodinho.


Alguns jornalistas e sobretudo empresários de jornal defendem a tese de que o leitor e a leitora não querem apenas notícias de massacres terroristas e crises econômicas, precisam também de algum ‘refresco’. Acontece que este ‘refresco’ deixou de ser exceção, hoje é regra, a ponto de um jornal como o Jornal do Brasil ostentar diariamente três páginas inteiras de colunas sociais propriamente ditas sem contar outras, menos ostensivas.


Os 15 minutos de fama sustentam muitos veículos e dão emprego a muitos profissionais. Mas o futuro do jornalismo passa obrigatoriamente pela abobrinha?


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem