Tuesday, 23 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Espanha, 1936-39: a primeira guerra midiática

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.


Bem-vindos à comemoração do nosso décimo-primeiro aniversário. Começamos esta jornada na noite de 5 de maio de 1998 e, neste 5 de maio de 2009, ao invés das habituais revisões e prospecções, preferimos reviver com você um dos nossos compromissos.


A busca da excelência jornalística sobre a qual tanto falamos ao longo destes anos pressupõe, não apenas uma visão equilibrada do presente, mas também uma disposição de reviver o passado. Sobretudo nos temas e situações que não sensibilizam as novas gerações de jornalistas.


Um cidadão bem informado não pode estar alheio ao passado sobretudo quando o presente é tão conturbado. Lembrar é aprender. Dentro de alguns meses seremos convocados a reviver a Segunda Guerra Mundial que começou no início de setembro, há 70 anos, considerada a maior catástrofe dos últimos 500 anos.


Mas no mês passado, no dia primeiro de abril, houve uma efeméride que a imprensa praticamente ignorou. Foi um trailer da Segunda Guerra Mundial com profundas implicações no mundo e especialmente na América Latina.


A sangrenta Guerra Civil Espanhola de 1936 a 1939, além de precursora do grande conflito bélico que se iniciaria apenas cinco meses depois, marcou o início do confronto ideológico que se estenderia ao longo da segunda metade do século XX com o nome de Guerra Fria.


Vamos rever este episódio, vamos procurar entender o passado para sepultar os seus fantasmas. Vamos juntar jornalismo e história para mostrar que não são antagônicos e assim contribuir para dar uma nova dimensão ao ofício de explicar os fatos, evitar repetições e recusar caricaturas.


Assista ao programa na íntegra em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm