Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL

Estatuto da Igualdade Racial, a polêmica

Por Alberto Dines em 25/07/2006 | Programa número 382 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

Está acirrada a discussão sobre a questão racial no Brasil mas no último domingo a pesquisa do Datafolha ofereceu uma contribuição extremamente útil e significativa. Das 6264 pessoas ouvidas apenas 9% se consideram bem informadas a respeito do assunto das quotas. Isso significa que as pessoas estão tomando posições, opinando e até radicalizando sem conhecer a questão.


O problema passa pela mídia, embora a mídia não seja a responsável. Tudo começou com a divulgação de manifestos assinados por intelectuais contra as quotas e a favor das quotas. Começamos portanto discutindo soluções conflitantes mas talvez o certo fosse examinar o problema onde não há divergências: todos concordam que algo precisa ser feito para tornar a sociedade brasileira mais justa.


Se há consenso no diagnóstico, por que esta radicalização na escolha das soluções? Talvez porque a questão não tenha sido suficientemente esclarecida. É o que tentaremos fazer hoje. Mas antes convém reparar num detalhe simbólico: a imprensa escreve cota – c o t a – mas a palavra certa seria quota – q u o t a.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem