Sábado, 18 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

REALITY SHOWS

Guerra pela audiência

Por Alberto Dines em 19/02/2002 | Programa número 185 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.


Você está acompanhando as diversas guerras que aparecem neste momento no noticiário. Mas uma dessas guerras é absolutamente artificial, enganosa. O confronto entre Big Brother e Casa dos Artistas só interessa às duas redes de Tv, Globo e SBT, na busca por índices de audiência. E curiosamente quem está estimulando esta guerra é a mídia impressa. Ela que deveria estar reclamando contra a crescente baixaria, ao contrário, está exacerbando uma disputa que só contribui para degradar o nível da Tv comercial.


O que está levando a mídia impressa ao delírio é que a batalha dos índices de audiência aparentemente está sendo perdida pela Rede Globo e dos quatro grandes jornais nacionais, três são adversários declarados dela. Assim ao invés de condenar a apelação das duas redes de Tv, os jornais estão vibrando com a vitória de uma facção o que, em última análise, provocando uma reação da outra para baixar ainda mais. Significa que a mídia impressa está apostando numa degradação ainda maior da Tv.


Nenhum dos quatro jornais está procurando defender o real interesse do telespectador e da sociedade brasileira nem cobram do Governo uma classificação para o horário mais rigorosa. A questão do plágio, para este Observatório, é secundária. A Justiça dirá quem roubou quem. Para nós também é fútil e irrelevante a controvérsia sobre a participação de gente comum ou celebridades nos reality-shows.


O que é grave e chama a atenção é a despreocupação da mídia impressa com o seu papel fiscalizador. Em todos os países do mundo a grande imprensa coloca-se contra a gandaia da Tv comercial. Aqui, ao contrário, ela é a sua principal incentivadora.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem